Findes entrega 14 ventiladores pulmonares à Secretaria da Saúde do ES

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) entregou, nesta quarta-feira (11), 14 ventiladores pulmonares à Secretaria da Saúde (Sesa). Os aparelhos passaram por manutenção corretiva realizada pela equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) da Bahia. A entrega simbólica aos Hospitais Estaduais do Espírito Santo aconteceu no ambulatório Dra. Milena Gottardi, anexo ao Hospital da Polícia Militar (HPM), em Vitória.

Durante a entrega dos equipamentos, o presidente interino da Findes, Paulo Baraona, explicou que o setor industrial atua contribuindo com o Governo do Estado para melhorar o atendimento na saúde pública.

Por meio do Sesi/Senai a Findes recebeu os respiradores da Sesa e os enviou para o Senai Cimatec, na Bahia. O reparo dos equipamentos foi uma parceria entre as Federações do Espírito Santo e Bahia. Agora eles retornaram ao Estado prontos para uso.

De acordo com a Sesa, os ventiladores serão distribuídos entre unidades hospitalares da rede estadual, sendo: cinco para o Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (Hinsg); quatro para Hospital Roberto Arnizaut Silvares (HRAS); dois para o Hospital Dr. Alceu Melgaço Filho (HDAMF); e três para Hospital Antônio Bezerra de Farias (HABF).

A iniciativa do SENAI, denominada + Manutenção, tem como objetivo garantir o melhor funcionamento dos equipamentos fundamentais para salvar diversas vidas, principalmente no enfretamento à pandemia de Covid-19.

“A Indústria do Espírito Santo atua com responsabilidade social. Desde o início da pandemia, por meio do movimento Indústria do Bem, com a colaboração das empresas do Estado, já pudemos contribuir com a doação de oxímetros, ELMOs, kits alimentação e também com a recuperação de respiradores e macas”, lembrou Baraona.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, destacou a importância da parceria com a Findes, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

“Continuamos com parcerias importantes com diversos atores que colaboraram nos piores momentos da pandemia da Covid-19 e ainda preservando todas as iniciativas de relação junto com a Findes, que conseguiu reabilitar 14 equipamentos que estavam quebrados. Os equipamentos que compramos da Itália necessitam de uma especificidade maior no conserto, e via essa parceria, nós conseguimos com muita rapidez consertar esses 14 ventiladores que estavam em desuso. Hoje, eles retornam para o serviço de saúde para servir nos cuidados da população capixaba, tanto aquela atingida pela Covid-19 quanto por outras doenças”, frisou.

O gerente executivo de Saúde e Segurança do Serviço Social da Industria (Sesi), Flávio Rodrigues, destaca que os respiradores mecânicos são essenciais no tratamento de doentes que apresentam sintomas graves da Covid-19. “A Síndrome Respiratória Aguda Grave é um dos efeitos mais sérios dessa doença”, comenta.

Já o secretário de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, reforça a relevância da entrega dos equipamentos para os hospitais do Governo do Estado.

“No decorrer da pandemia, a demanda por respiradores foi grande e o uso deste equipamento foi decisivo para muitos pacientes. Com utilização frequente, a nova demanda passou a ser pela manutenção desses respiradores. Neste momento, a partir da orientação do nosso governador Renato Casagrande, todas as pastas reuniram esforços para resolver a questão e nossa secretaria contribuiu de forma expressiva mantendo contato constante com o setor produtivo para viabilizar a execução do serviço. O Senai disponibilizou equipe técnica e realizou os reparos nos equipamentos. Agradeço à Findes pela parceria constante com o Governo do Estado nestes tempos de enfrentamento a pandemia do Coronavírus”, disse Hoffmann.

Também estive presente na solenidade o chefe de Gabinete da Presidência da Findes, Leonardo de Paula.

 

Foto: Alexandre Mendonça

Mais parcerias para dar manutenção em equipamentos

Desde o início da pandemia da Covid-19 a Findes e o governo do Estado vem colaborando em benefício da saúde da população capixaba. No ano passado, A Findes uma parceria com a Vale, a Ufes e a Sesa. Com ela, foi possível recuperar 105 respiradores pulmonares, todas entregues ao sistema de saúde capixaba. Já em conjunto com o Ifes e o Senai foi possível recuperar 51 macas.

 

Saiba mais sobre o movimento Indústria do Bem

A indústria do Espírito Santo vem se mobilizando desde o início da pandemia do novo coronavírus para ajudar a sociedade capixaba e o governo estadual a enfrentar a crise causa pela pandemia do novo coronavírus.

O movimento vem identificando as principais demandas do sistema público de saúde. Com base nessas necessidades sabemos de que forma empresas, trabalhadores e a população, em geral, podem colaborar e para atender a demanda.

Os recursos capitados são todos colocados à disposição do governo do Estado, que conhece as necessidades da rede pública de saúde e faz a alocação das contribuições de acordo com as carências de cada área. As colaborações podem ser feitas em dinheiro ou em equipamentos demandados pelo governo estadual.

Apenas em 2020, esse esforço coletivo arrecadou cerca de R$ 18 milhões em doações em dinheiro e equipamento.

Em 2021, foram doados ao sistema de saúde capixaba 4.250 oxímetros e 215 ELMOs, capacetes de respiração assistida que reduz em até 60% o risco de entubarão em pacientes com Covid-19. Já às famílias carentes, foram doadas 1.600 kits de alimentos.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Sesa

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo
23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028