Findes defende investimentos na FCA para triplicar movimentação de cargas

Locomotiva em movimentação de cargas na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) | Foto: Paulo Duarte/VLI

A Federação das Indústrias do Espírito Santo tem atuado desde o início de 2020 para garantir que a renovação do contrato de concessão da ferrovia direcione recursos para a própria malha e contribua para o desenvolvimento do Estado

 

A garantia de investimentos na malha da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) – infraestrutura que conecta o centro do país aos portos do Espírito Santo – pode transformar a economia capixaba e dar dinamismo à logística do Estado e do Brasil. É o que acredita e defende a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e o que aponta um estudo inédito feito pela Fundação Dom Cabral (FDC).

O material traz um diagnóstico sobre o potencial de movimentação de cargas no chamado Corredor Centro-Leste e sobre as perspectivas de redução dos custos logísticos com a combinação de uma infraestrutura ferroviária e portuária eficiente.

Desenvolvido nos últimos meses, o estudo chamado “Corredor Centro-Leste: Solução Competitiva para a Logística Nacional” foi feito para subsidiar o governo federal na tomada de decisões em relação ao processo de renovação antecipada da concessão da FCA, operada pela VLI.

Nesta quarta-feira (15), o material foi apresentado por técnicos da Dom Cabral ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. A presidente da Findes, Cris Samorini, a senadora Rose de Freitas e o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip, participaram da audiência, onde foram detalhados os dados e as informações que indicam a importância de fortalecer o Corredor Centro-Leste.

O material mostra que se forem investidos R$ 2,8 bilhões na FCA, a movimentação de cargas por meio desse corredor logístico será triplicada, saindo da previsão inicial colocada em consulta pública – de 7 milhões de toneladas por ano em 2055 – para alcançar 22 milhões de toneladas anuais já em 2035.

Além disso, com uma infraestrutura de escoamento eficiente e conectada com portos modernos, a previsão é que haja uma redução do custo do frete marítimo em 7,5%.

“Investir na malha da FCA significa melhorar as condições logísticas do país. A atualização do Corredor Centro-Leste vai nos garantir um transporte de cargas de modo mais dinâmico, eficiente e com custos mais baixos. Os estudos que fizemos até aqui demonstram que o investimento é necessário para tornar a ferrovia competitiva e evitar que, em um futuro breve, ela fique obsoleta de vez, deixando de cumprir um importante papel de conectar o Espírito Santo ao agronegócio da região central do país”, frisa a presidente da Findes.

A expectativa por um sistema logístico eficiente combina investimentos na malha ferroviária do Corredor Centro-Leste e projetos portuários em curso no Espírito Santo, como é o caso dos terminais da Imetame, Porto Central, Petrocity, além da desestatização da Codesa com a atuação da iniciativa privada nos portos de Vitória e Barra do Riacho.

CONCESSÃO

O contrato de concessão da FCA vence em 2026, mas as discussões sobre a continuidade da operação da VLI começaram em 2020, a partir de quando foram realizadas audiências públicas, debates, levantamentos técnicos, reuniões entre o poder público e privado, além da criação de um comitê técnico.

Ao longo deste período, a Findes tem dialogado com os atores envolvidos, apresentado estudos técnicos robustos e atuado de forma contínua e proativa para garantir que a renovação da concessão traga mais desenvolvimento para o Espírito Santo e para o Brasil.

A Federação, em conjunto com o governo do Estado e a bancada capixaba, defende que a renovação antecipada da FCA contemple investimentos na própria malha de modo a fortalecer o Corredor Centro-Leste e transformar uma ferrovia do século XIX em uma ferrovia do século XXI.

Na visão da presidente da Findes, Cris Samorini, “é imprescindível que os recursos da outorga sejam aplicados prioritariamente ao longo do corredor existente, onde muito dinheiro público e privado já foi investido”. Para ela, é importante haver o aprimoramento e a utilização plena de capacidade da malha para, somente após a solução na própria infraestrutura, direcionar recursos para outros corredores em desenvolvimento no país.

Cris ressalta que o Espírito Santo está diante de uma janela de oportunidade que, se não for aproveitada agora, fará com que a logística capixaba perca relevância nacional e internacionalmente, deixando o Estado isolado e sem a possibilidade de escoar a riqueza gerada pelo agronegócio.

“A dívida do governo federal com o Espírito Santo no campo da infraestrutura é histórica. Nós já demonstramos com todo o rigor técnico o potencial da nossa logística e é com base nisso que esperamos que o nosso futuro seja decidido. Agora, precisamos que todos estejam empenhados para não perdermos a chance de tornar o Espírito Santo um estado com uma economia mais pujante e capaz de gerar riquezas em prol da sociedade”, defende.

O diretor de Negócios do Bandes, coordenador e representante do Governo do Estado nos grupos de debates relacionados à infraestrutura logística, Marcos Kneip, reforça o trabalho que vem sendo feito de forma conjunta e destaca que os estudos sobre a ferrovia são consistentes e pautados na técnica, o que vai contribuir para alcançar o resultado almejado pelos atores envolvidos, que é o de melhorar e aumentar a competitividade do Corredor Centro-Leste.

“Entendemos que a parceria com o Ministério da Infraestrutura é fundamental para concretizar esse objetivo, aprimorando e integrando nossa logística, gerando desenvolvimento e empregos, atraindo cargas para nossos portos, em especial do agronegócio de Goiás e de Minas Gerais”, destaca Kneip.

Tarcísio de Freitas deu uma sinalização positiva durante a audiência sobre a FCA, que foi realizada de forma híbrida – com participação presencial e virtual. O ministro da Infraestrutura afirmou que ele e sua equipe vão avaliar todos os cenários do estudo, relacioná-los com a viabilidade financeira e buscar uma solução que garanta o escoamento de cargas pelo Estado.

“A gente vai levar em consideração, vai internalizar esses estudos para obter aquela solução ótima que vai beneficiar e ser possível para ajudar o Espírito Santo”, pontuou Freitas.

Foto: Analogicus/Pixabay

ENTENDA

Potencial do Corredor Centro-Leste

No início de 2020, a Findes participou de evento junto ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, quando apresentou o potencial de movimentação de cargas – 20 milhões de toneladas/ano – no Corredor Centro-Leste. Na ocasião, Freitas pontuou que o ministério projetava uma quantidade diferente e que tinha a avaliação de que a atual malha seria suficiente para atender a demanda possível, em torno de 6 a 7 milhões de toneladas/ano.

Estudo detalhado

Diante das diferenças de projeções, a Findes contratou um estudo detalhado sobre o Corredor Centro-Leste, avaliando diferentes cenários de investimentos e concluiu que com a aplicação de recursos para modernizar a malha, em especial em um novo trecho entre Patrocínio a Sete Lagoas, a movimentação poderia superar os 20 milhões de toneladas anuais.

Debate qualificado

Com base nessas novas informações, a Findes, com o apoio dos Governos do Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás, de suas Federações de Indústria, e de suas bancadas federais promoveu uma reunião com o ministro Tarcísio e indicou a necessidade de diálogo técnico para expor as conclusões dos estudos realizados e incluí-las na avaliação que o Ministério da Infraestrutura está fazendo sobre a renovação antecipada da Ferrovia Centro-Atlântica, que compõe com a Ferrovia Vitória-Minas o Corredor Ferroviário Centro-Leste.

Grupo técnico

No final de fevereiro de 2021, foi criado um Grupo Técnico de trabalho para ouvir as demandas do Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás, composto por representantes de órgãos do Ministério da Infraestrutura, entre eles a ANTT, a Diretoria de Transportes Terrestres do Ministério, a Secretaria Nacional de Portos, o Dnit, a Empresa de Planejamento e Logística, e as representações públicas e privadas dos três estados.

Nova avaliação 

Diante de diferentes dados e informações apresentados pelos envolvidos no Grupo Técnico, chegou-se à conclusão de que a Findes contrataria a Fundação Dom Cabral para uma avaliação técnica definitiva sobre os cenários de investimentos e movimentações de cargas no Corredor Centro-Leste.

Conclusão do estudo

O estudo da Fundação Dom Cabral foi apresentado ao Ministério da Infraestrutura nesta quarta-feira (15). O material traz cinco cenários, sendo um deles o que prevê a construção de uma variante ferroviária ligando Patrocínio a Sete Lagoas, ambos municípios em Minas Gerais. A viabilização dessa alternativa pode representar uma movimentação de cargas no Corredor Centro-Leste de 22 milhões de toneladas por ano em 2035. Além do incremento de cargas, os produtores que escoarem suas cargas pelos portos capixabas vão contar com uma redução no custo do frete em 7,5%.

Menos custos e mais agilidade

Com a melhoria da malha atual e a construção de uma variante ferroviária ligando Patrocínio a Sete Lagoas, ambas cidades em Minas Gerais, a velocidade do transporte de cargas vai aumentar dos atuais 12 km/h para 45 km/h, o consumo de combustível será 30% menor e a ferrovia estará conectada a portos modernos do Espírito Santo que têm uma capacidade de movimentar navios de grande porte. Essa possibilidade de escoamento por terminais capixabas eficientes permitirá que os produtores/donos das cargas tenham um custo do frete marítimo 7,5% menor.

O Corredor Centro-Leste

A Ferrovia Centro-Atlântica passa por sete estados brasileiros e pelo Distrito Federal. É o principal eixo de integração entre as regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Um dos ramais mais importantes da FCA faz a ligação entre Goiás e Belo Horizonte (MG), onde a malha se conecta com a da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), até o Espírito Santo. O conjunto dessas ferrovias e sua ligação com os portos capixabas é conhecido como Corredor Centro-Leste.

Por Beatriz Seixas

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo
23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028