Findes começa a transição para a gestão de Cristhine Samorini

Começou nesta sexta-feira (5) o processo de transição da gestão da Findes, do presidente Léo de Castro (2017-2020) para a presidente eleita Cristhine Samorini (2020-2023). A nova gestão tomará posse no dia 29 de julho, e as reuniões de alinhamento vão ocorrer de forma periódica nas próximas semanas.

Participam dos trabalhos a atual diretoria, os executivos da Federação e o Conselho de Administração da gestão eleita. Nessas reuniões, a atual diretoria apresenta para o novo Conselho o funcionamento do Sistema Findes.

“Entendemos que a Federação deve servir de apoio aos industriais, para facilitar o acesso à inovação e às boas práticas, contribuindo para que a indústria seja mais produtiva e competitiva”, disse o presidente da Findes, Léo de Castro, na abertura dos trabalhos.

Ao longo desta gestão, a Findes recuperou o papel histórico da Federação, de formular políticas de desenvolvimento para o Espírito Santo. “Devemos pautar a sociedade e o debate público dentro dos interesses legítimos da indústria. Os países mais desenvolvidos são justamente os mais industrializados”, disse Léo de Castro.

A presidente eleita, Cristhine Samorini, falou sobre seus planos para o futuro:

“Temos pactuado alguns pontos desta gestão, dos quais não abriremos mão. Muitos deram origem ao nosso plano de trabalho, que é composto das seguintes diretrizes: Inovação e Transformação Digital; Modernização da Gestão; Competência das Pessoas; Articulação Institucional; Fortalecimento dos Sindicatos e Comunicação. Porém, há pontos de destaque na atual gestão que também seguirão em avanço, com melhorias. Entre eles, estão: sustentabilidade financeira, profissionalização do Sistema e melhoria do ambiente de negócio”.

Esse novo modelo de negócios prevê uma diretoria com 11 conselheiros, sendo dois conselheiros independentes, para possibilitar um olhar externo sobre a gestão. O novo modelo prevê também o cargo de um Diretor Geral, que deverá atuar como um CEO da Federação.

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

17 de outubro de 2025
Café com cores em Nova Venécia mostra como transformar impostos em oportunidades e desenvolvimento local
16 de outubro de 2025
Indústrias capixabas aumentam produtividade com o Brasil Mais Produtivo
15 de outubro de 2025
Espírito Santo recebe edição do RoadShow Brasil Mais Produtivo para impulsionar a eficiência industrial