Conexão Cindes debate inovação aberta como caminho para o crescimento da indústria

Alexandre Mosquim, Head of Open Innovation and User Experience da Votorantim Cimentos, falou  sobre  o “Open Innovation”, conceito que ganha força no Brasil com projetos como o Inovic do Sistema Findes

 

Alexandre Mosquim durante palestra na edição de maio do Conexão Cindes

Cada vez ganhando mais força e espaço no meio empresarial brasileiro, a “Open Innovation” foi o tema do Conexão Cindes de maio, realizado nesta quinta-feira (17), com a palestra de Alexandre Mosquim, Head of Open Innovation and User Experience da Votorantim Cimentos.

Do brasileiro “Inovação Aberta”, o termo dá nome a prática de quebrar as fronteiras de uma organização, combinando recursos da empresa com os de cooperadores externos, fazendo até mesmo concorrentes trabalharem juntos em busca de um denominador comum.

Mosquim facilitou a linguagem para o público presente, citando como exemplo de inovação aberta o Inovic, o programa de Inovação para a Indústria Capixaba lançada recentemente pelo Sistema Findes.

“Eu gosto de dizer que inovação aberta é, simplesmente, você resolver questões internas com apoio externo. É buscar soluções não só dentro de casa, em nossos departamentos, como sempre fizemos, mas buscar conectando todo o ecossistema que está sendo construído e cada vez mais fortalecido no Brasil, por ações como o Inovic que foi apresentado aqui, para nos apoiar na resolução de problemas internos”, explica Mosquim.

Assim, a inovação aberta trabalha também com um conceito que também ganhou força no país nos últimos anos, a cocriação, que nada mais é do que juntar esforços de colaboradores, fornecedores e clientes para agregar valor, conteúdo, conhecimento e experiências para o negócio, gerando benefício mútuo por meio da produção de produtos e serviços customizados, ou pela promoção das ideias.

Em sua apresentação, Mosquim, que atua na área de Arquitetura e Soluções Globais em Tecnologia da Votorantim, reforçou que a “Open Innovation” é um dos pilares para a retomada econômica, capaz de tornar a indústria protagonista no processo de desenvolvimento dos diversos mercados e operações.

“As empresas estão começando a se mover cada vez mais, estão tomando consciência de que precisam de fluxos mais ágeis e soluções inovadoras para chegar a resolução de um problema”, relatou.

Assim, segundo Mosquim, empresas têm se conectado não apenas com startups, mas com outras empresas, compartilhando e discutindo as próprias experiências, tanto os erros quanto os aprendizados, assim como as melhores práticas em busca de inovação e integração. Além disso, tem buscado envolver no processo criativo o público acadêmico e o governo.

Durante a apresentação, o palestrante apresentou ao público o “Open Innovation Br”, um grupo presente na plataforma online Slack e que tem focado em compartilhamento ideias pró-inovação nas empresas.

Conexão Cindes - 17/05

Inovic

Na abertura do Conexão Cindes, o programa Inovic foi apresentado para o público pelo diretor de Inovação, Tecnologia e Produtividade da Findes, Mateus Simões. Lançado na última semana, o Inovic vem com o objetivo de aumentar a competitividade da indústria capixaba por meio da inovação .

“No ranking de competitividade dos Estados, o Espírito Santo aparece em 14º lugar. No indicador de investimentos em pesquisa em desenvolvimento, temos o 4º pior resultado do país. Esse é o nosso maior desafio e o principal motivador para que criássemos o Inovic”, explicou.

Conexão Cindes

Todo mês o Cindes promove um debate com conteúdo de qualidade pelas mãos de personalidades experientes e de renome nacional. Os temas são sempre pautados de acordo com o cenário econômico e associados e industriais têm acesso à especialistas que pautam temas específicos e relevantes para seus negócios.

 

Por Fiorella Gomes
Fotos: Alexandre Mendonça

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo
23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028