Os jovens, que estudam nas unidades de Araçás e Cobilândia, estão na cidade de Barra do Piraí testando suas habilidades na XI Jornada de Foguetes, que acontece até dia 10
Quem não gostaria de testar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula, numa espécie de intercâmbio com jovens de todo o país? É desta oportunidade que seis alunos das escolas do Sesi de Araçás e Cobilândia, ambas no município de Vila Velha, estão podendo usufruir nesta semana na XI Jornada de Foguetes, que está acontecendo desde o dia 07 em Barra do Piraí (RJ). Os jovens capixabas foram convidados a participar por conta dos resultados dos testes com lançamento de foguetes obtidos em suas unidades escolares. Vale lembrar que não se trata de uma competição, mas sim de uma mostra, na qual os estudantes testam as habilidades adquiridas ao longo do ano.
A iniciativa, que faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia, tem o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e da Fundação Marcos Pontes. Além de estimular o aprendizado, por meio de teoria e prática, o objetivo da mostra é avaliar a capacidade dos jovens de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa PET, por meio de uma reação química produzida pela mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, que faz o papel de “combustível”. Também integram a programação palestras com temas voltados para Astronomia e Astronáutica.
Do Sesi Araçás, participam os estudantes do 3º ano do Ensino Médio: Mylena Freitas Schultz, Jhonnatan Gabriel Telles Anselmo e Livia Alves Peçanha Rios. Eles viajam sob orientação do professor Guilherme de Bortoli. Já do Sesi Cobilândia participam Thiago Bonadiman Tomasi, Erick Ferreira da Silva Braga e Andrew Bibiano Pereira, todos do 2º ano do Ensino Médio, sob orientação do professor Eduardo Nascimento Saib.
O projeto com os foguetes faz parte da disciplina de Física para os alunos do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries) em algumas unidades do Sesi-ES. “A ideia surgiu da necessidade de incentivar a pesquisa e o interesse por descobertas científicas que, ao longo dos tempos, têm contribuído para o progresso da humanidade envolvendo as descobertas espaciais. A Divisão de Educação Básica do Sesi-ES, inclusive, estimula que todas as nossas unidades escolares possam participar desse projeto”, explica a gerente de Educação Básica do Sesi-ES, Josefina Prezentino.
Na próxima edição do informativo Em Ação mostraremos como foi essa experiência de nossos alunos após participarem da XI Jornada de Foguetes.
Mais informações sobre a Mostra: www.oba.com.br
Por Fabio Martins