EDP e Liga Ventures lançam primeira fase do mapeamento vivo com mais de 100 startups do Espírito Santo

O estudo contou com o apoio do Findeslab, que é um dos parceiros locais do Startup Scanner. Esta é uma ferramenta que permite acompanhar de forma dinâmica as movimentações do ecossistema de inovação, com atualizações constantes e de forma gratuita 

Com o objetivo de mapear as startups ativas no Espírito Santo e promover uma análise sobre o cenário de inovação e empreendedorismo no estado, a EDP, companhia que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico, acaba de lançar em parceria com a Liga Ventures, principal ponte para fomentar o empreendedorismo no Brasil, o resultado da primeira fase de um novo mapeamento de startups com as soluções ativas na região. Relatório final será divulgado em fevereiro.

O resultado preliminar faz parte da Startup Scanner, ferramenta que permite acompanhar de forma dinâmica as movimentações do ecossistema de inovação, com atualizações constantes, de forma gratuita e contou com diversos parceiros locais, como FindesLab,  MCI (Mobilização Capixaba pela Inovação), Base27 – Hub de Inovação da Engenharia e Construção, SECTIDES (Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico), SEBRAE, IFES, UFES, Azys, Bandes e Rede Vitória.

O mapa aponta, neste momento, 114 startups ativas, divididas em 26 categorias de atuação. As cidades que se destacam pela concentração de empresas são Vitória (63,16%), Vila Velha (14,91%) e Serra (9,65%). Já os nichos com os maiores números de soluções são EdTechs (17,54%), Fintechs (9,65%), HealthTechs (7,89%), FoodTechs (7,02%) e MarTechs (6,14%). Em ano de fundação, 2020 lidera com o maior volume de nascimentos (22,12%), seguido por 2019 (15,93%), 2018 (12,39%) e 2021 (11,50%).

A primeira fase do mapeamento também destaca que aproximadamente 75% das startups monitoradas possuem até 15 colaboradores e que 25% das startups identificadas contam com pelo menos uma mulher no Quadro de Sócios e Administradores.

”Para a EDP, o Espírito Santo é considerado prioritário dentro da estratégia de negócios e inovação da companhia em função do crescimento exponencial do ecossistema de startups. O mapeamento ajuda a criar visibilidade para essas empresas, além de mostrar outras oportunidades de mercado. O que vai fomentar ainda mais todo o ecossistema do estado”, diz Andrea Salinas, diretora de Inovação e Ventures da EDP no Brasil.

O estudo estará disponível para os interessados em acompanhar de forma dinâmica as principais movimentações de diferentes setores no estado, além de permitir conferir as categorias com o maior número de soluções, além das cidades com a maior concentração de startups. Por se tratar de um mercado com alterações constantes, o mapa terá mudanças periódicas para contemplar todas as atualizações.

“O objetivo desse mapeamento é trazer um panorama de como o mercado de inovação está se desenvolvendo no Espírito Santo e já é possível identificar que as principais movimentações aconteceram nos últimos anos, o que pode significar um amadurecimento dessas soluções, que irão corroborar para o desenvolvimento do mercado na região. Além disso, a ferramenta é uma ótima e confiável fonte de informação para quem quer acompanhar o comportamento do ecossistema de inovação no Brasil”, afirma Raphael Augusto, Sócio-Diretor de Produtos e Inteligência de Mercados.

Para acompanhar o estudo, o interessado deve se cadastrar pelo link.

Sobre a EDP Brasil

Presente há mais de 20 anos no País, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração, Transmissão, e Soluções em Serviços de Energia voltados ao mercado B2B, como geração solar, mobilidade elétrica e mercado livre de energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,6 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2021 foi eleita pelo segundo ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, figurando há 15 anos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

Sobre a Liga Ventures

A Liga Ventures é uma plataforma de inovação aberta, que conecta empresas e startups a fim de potencializar interações e gerar novos negócios. Criada em 2015 é pioneira no mercado de aceleração corporativa e corporate venture. Ao longo dos anos, auxiliou na implementação de estratégia de inovação aberta nos principais players de diversos setores do mercado brasileiro, tais como Porto Seguro, Banco do Brasil, e Unilever. Em seu portfólio, soma uma base de mais 25.000 startups, mais de 400 startups aceleradas e mais de 450 projetos realizados entre essas e grandes corporações. Também conta com o Liga Insights, iniciativa de pesquisa e inteligência de mercado, cujo objetivo é mapear tendências e startups que estão inovando nos mais variados setores. Já são mais de 35 estudos, em temas como Saúde, AutoTech, Varejo, RH, EdTechs, entre outros.

*Com informações da EDP

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

31 de outubro de 2025
Fórum IEL de Gestão encerra edição de 2025 com grandes nomes da liderança empresarial 
31 de outubro de 2025
Anuário IEL: Maiores empresas do ES batem recorde e ultrapassam os R$ 200 bilhões em receita operacional 
31 de outubro de 2025
Especialista mundial em empresas familiares, John Davis, destaca pilares de sucessão no Fórum IEL de Gestão 2025