Mais oportunidades: Sesi e Senai praticamente dobram oferta de cursos, de 7 para 13 municípios

O diretor regional do Senai e superintendente do Sesi-ES, Mateus Simões apresentou aos presidentes de Sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em reunião realizada nesta quinta-feira (05), projetos de ampliação da oferta de cursos do Sesi e do Senai. Até este ano, sete cidades do ES ofereciam os cursos técnicos, a partir de 2021,  treze cidades serão contempladas, ou seja, as oportunidades dobraram!

“Temos um público de 200 mil trabalhadores da indústria em todo o Espírito Santo. Se colocarmos um dependente para cada, são mais 200 mil pessoas que podemos atingir, por meio do Sesi e do Senai”, explicou Mateus.

Segundo ele, a ampliação da oferta de cursos está alinhada ao projeto de dar escala aos cursos de ensino médio e técnico do Sesi e do Senai a todo o Estado. “Estamos pilotando uma parceria com o Governo do Estado. O objetivo é levar as entidades para operar no modelo do Novo Ensino Médio (ensino médio e técnico integrado) em 10 municípios. A escolha dos municípios foi do Governo Estadual e os cursos serão oferecidos de forma gratuita”, ponderou o superintendente.

Além da parceria com o Governo do Estado, outras 11 unidades do Sesi também começam o ano de 2021 operando com o Novo Ensino Médio.

Educação Jovens e Adultos (EJA)

Outra iniciativa importante que foi compartilhada com as lideranças empresariais, foi o programa para a Educação Jovens e Adultos (EJA), que é voltado para os trabalhadores da indústria que ainda não concluíram a educação básica. A oferta também deve acontecer de forma gratuita e em ambiente virtual.

“Eles terão a oportunidade de concluir a formação básica de forma gratuita. Em parceria com o Senai, vamos oferecer cursos profissionalizantes a esses alunos, dando a eles uma qualificação ampla e completa”, ressaltou Mateus.

A meta é que 1.150 mil trabalhadores sejam capacitados nesta modalidade e todos os municípios do Estado serão contemplados. O edital deve ser publicado em breve.

Contrate-me

Também foi a apresentada a plataforma Contrate-me. Segundo o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi-ES, Mateus Simões, a nova métrica do Senai-ES é a empregabilidade, segundo alinhamento com o departamento nacional.

O Contrate-me é uma ferramenta do SENAI, em parceria com a Speck, empresa de Inteligência Artificial com foco em educação e trabalho, que promove o match perfeito entre quem quer trabalhar na indústria e a vaga ideal para aquela pessoa, não só pelo seu currículo, mas também por sua habilidade técnica e socioemocional. A plataforma já está disponível e está em fase de cadastramento de base de dados.

GetNinjas

O GetNinjas, maior plataforma de contratação de serviços da América Latina, firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que é referência mundial em educação profissional. A iniciativa auxilia na inserção no mercado de trabalho de 2,3 milhões de estudantes que anualmente realizam matrículas nos cursos do SENAI em todo o país.

Por meio da colaboração, os alunos formados em qualquer uma das mais de 1.044 unidades do SENAI (unidades fixas e unidades móveis) instaladas em 2.700 municípios brasileiros podem se cadastrar no GetNinjas com 10% de desconto e passam a prestar serviços por meio do aplicativo.

Cursos EAD

A pandemia também acelerou o processo de cursos técnicos, de qualificação e aperfeiçoamento profissional à distância do Senai. Segundo Mateus, a oferta em 2019 foi de 13 cursos e em 2021 a expectativa é saltarmos para 96 cursos operando na modalidade a EAD.

Por Cinthia Pimentel

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

26 de abril de 2024
Multinacional de petróleo e gás vai apresentar os investimentos que fará no ES
25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo