Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Findes/Cindes se reúne para planejar ações para 2021

 

A presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini, recebeu na tarde desta sexta-feira (06) o vice-presidente do Cindes, Raphael Cassaro, e o presidente da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Findes/Cindes, Luiz Cláudio Allemand. Em pauta, os resultados alcançados pela Câmara ao longo de 2020 e os desafios para o próximo ano.

Segundo Allemand, a Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Findes/Cindes, que completa em março de 2021 três anos, foi criada com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios e trazer segurança jurídica para os empreendedores capixabas.

“Seguimos a Política Nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) de fomentar os meios adequados para a solução de conflitos. Também adotamos a regra da Câmara de Nova Iorque (e indicação da OCDE para escolha de árbitros e os custos da Câmara estão adequados à realidade da economia capixaba). Estamos bem posicionados, e o Espírito Santo, dentro do que chamamos de justiça multiportas, tem uma entidade importante para apoiar o desenvolvimento do ambiente de negócios da Indústria”, explicou.

Neste ano, a arbitragem no Estado ganhou o cenário nacional. O leilão de Parceria Público Privada (PPP) da iluminação pública de Vila Velha, licitado na B3 de São Paulo, com uma competição enorme entre as empresas interessadas e apoio jurídico do BNDES na elaboração do contrato, escolheu a Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Findes/Cindes para compor as instâncias de resolução de eventuais conflitos.

Para a presidente da Findes/Cindes, Cris Samorini, a Câmara vem cumprindo com êxito o seu papel de promover a solução rápida de conflitos, reduzir custos e estimular a melhoria do ambiente de negócios no Espírito Santo. “Ela possui uma independência dentro da estrutura, para ter credibilidade e confiança e segue os melhores modelos de procedimentos de administração na arbitragem, inclusive na própria escolha de árbitros”, comentou Cris.

O presidente da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Findes/Cindes, Luiz Cláudio Allemand, finalizou a agenda destacando que para 2021 um dos principais objetivos é a ampliação e a divulgação da estrutura e da entidade. “Firmamos uma parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Nossa meta é intensificar a divulgação junto aos advogados”, explicou.

Por Cinthia Pimentel

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

30 de abril de 2024
Informe Estratégico – TST irá definir tese quanto ao direito de oposição à contribuição assistencial
29 de abril de 2024
Informe Estratégico – Alteração no cronograma de implantação do Domicílio Eletrônico Trabalhista
26 de abril de 2024
Informe Estratégico – Novas Portarias sobre exames toxicológicos a motoristas empregados