Perspectiva de como ficará o Centro Integrado Sesi/Senai/IEL em Cachoeiro de Itapemirim
Laboratórios de Construção Civil (Alvenaria e revestimento; Armação de ferragem; Carpintaria e fôrma; Instalação hidráulica)
Poderão ser oferecidos os seguintes cursos: Aplicador de Revestimento Cerâmico; Armador de Ferragem; Carpinteiro de Obras; Mestre de Obras; Pedreiro de Alvenaria de Vedação; Pintor de Obras; Instalador Hidráulico; Leitura e Interpretação de Desenho; e Medição de Obras.
Previsão: 300 matrículas
Laboratório de Caldeiraria
Voltado para o curso de Qualificação Profissional em Caldeireiro, no laboratório poderão, também, ser realizados novos aperfeiçoamentos, se for sinalizada demanda na região pela área de Caldeiraria.
Previsão: 80 matrículas
Laboratório de Panificação
Os cursos de Confeiteiro, Padeiro e Salgadeiro poderão ser ofertados, além do curso Boas Práticas de Fabricação.
Previsão: 340 matrículas
Laboratório de Rochas
Foco da região, o atendimento ao setor de rochas deverá ser feito por meio de diversos cursos, como Acabamento em Rochas Ornamentais, Corte de Rochas Ornamentais e Polimento de Rochas Ornamentais, além de outros que poderão ser estruturados a partir da sinalização das necessidades de formação para o setor.
Previsão: 320 matrículas.
Outros laboratórios serão modernizados para aprimoramento das práticas profissionais relativas aos cursos de: Informática; Automação; Automobilística; Cabeamento Estruturado; Eletrônica Analógica e Digital; Ensaios Metalográficos e Destrutivos; Hidráulica e Pneumática; Manufatura Integrada; Manutenção Mecânica de Motocicleta; Soldagem; Pintura; e Tornearia.
Economia regional
Os municípios integrantes da Diretoria Regional de Cachoeiro de Itapemirim se destacam pelo arranjo produtivo do pólo de Cachoeiro, onde se encontra a maior exploração e produção de mármore e granito do Estado e uma das maiores do país. As atividades voltadas para o setor de exploração e produção de petróleo e gás também já se constituem em outra âncora para o desenvolvimento da Regional, particularmente em Presidente Kennedy. O parque industrial local é composto ainda pelos setores de madeira e móveis, telhas e lajotas olaria, confecções, derivados da pecuária, cimento, polpa de fruta e destilarias. A indústria local gera mais de 32 mil empregos nos municípios que compõem a Regional, de acordo com dados de 2013 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).