(Da direita para esquerda) Marcos Guerra, José Carlos Zanotelli e Romário José Correia de Araújo
O presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, instalou nesta quinta-feira, dia 12 de fevereiro, a nova Diretoria da Findes em Serra, localizada na unidade do Senai-ES instalada no bairro Civit. O novo espaço será comandado pelo vice-presidente institucional José Carlos Zanotelli e pelo diretor adjunto Romário José Correia de Araújo. A inauguração faz parte do projeto de interiorização promovido pela atual gestão do Sistema Findes, que ampliou de oito para 15 o número de núcleos e diretorias regionais no Estado.
De acordo com Guerra, o objetivo das novas diretorias é estimular o debate entre os setores produtivos. “Temos buscado, desde o início de nossa gestão, aumentar a participação dos líderes industriais e levar as ações do Sistema Findes para todas as regiões do Estado. Este é um processo que ocorre no interior, mas precisava também ser realizado na Grande Vitória. Precisamos sair um pouco da Reta da Penha e ouvir os setores que estão em Serra, Vila Velha, Cariacica e Viana. Só conhecendo suas demandas poderemos desenvolver projetos e soluções que atendam às carências de cada regional”, adiantou.
O vice-presidente institucional da Findes em Serra, José Carlos Zanotelli, agradeceu a confiança e destacou a importância da nova Diretoria. “Queremos não apenas levar os problemas, mas também buscar as soluções para a indústria da Serra. Começamos com um Conselho bem diversificado, reunindo representantes dos principais setores produtivos. Vamos trabalhar com as vocações da cidade, levantar demandas e promover ações para enfrentar os desafios que existem”, pontuou o novo vice-presidente.
O Sistema Findes está instalando novos núcleos e diretorias regionais em sete municípios do Estado: Barra de São Francisco, Cariacica, Guaçuí, Santa Maria de Jetibá, Serra, Vila Velha e Vitória. Até 2014, havia apenas oito diretorias: Anchieta, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus e Venda Nova do Imigrante.
Atualmente, 80% dos municípios capixabas são atendidos pelas entidades de ensino do Sistema Findes, que levam qualificação profissional a todas as regiões por meio de parcerias com prefeituras (Agências de Treinamento Municipais) e das unidades móveis.
“Todos os municípios podem contribuir para o desenvolvimento, seja com mão de obra ou com o esforço das micro e pequenas indústrias. Por isso, queremos tornar nossa Federação ainda mais presente, estimulando o associativismo e a participação dos industriais”, detalha o presidente Marcos Guerra.