Índice de Confiança do Empresário Industrial registra queda

O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Espírito Santo (Icei-ES) ficou em 49,3 pontos no mês de outubro, indicando a falta de confiança do empresário capixaba. Houve recuo de 0,7 ponto na comparação com setembro. Essa queda se deve, principalmente, a uma revisão nas expectativas, que registrou para os próximos seis meses recuo em 1,6 ponto, mantendo-se ainda na faixa de otimismo, com 54,1 pontos. O índice, que varia de zero a cem, aponta otimismo dos empresários quando o valor fica acima de 50 pontos.

No cenário nacional também houve retração do índice. Após cinco meses consecutivos em alta, o indicador nacional caiu de 53,7 pontos em setembro para 52,3 em outubro. A reavaliação das expectativas também contribuiu para a queda.

Já o índice de condições atuais apresentou acréscimo de 1,2 ponto, oscilando de 41,9 pontos para 42,5 pontos, mantendo-se, porém, abaixo da faixa de 50 pontos, devido ao cenário nacional de instabilidade econômica e política. Esse patamar, porém, é o mais alto em 2016, sinalizando que os empresários estão aos poucos reduzindo o pessimismo frente às condições atuais. Esse pequeno avanço foi impactado por todos os itens que compõem o índice: condições da economia brasileira (+3,2 pontos), do Estado (+2,3 pontos) e da empresa (+0,6 ponto). A pesquisa é realizada no Espírito Santo pelo Sesi e Senai, por meio de sua gerência executiva de Economia Criativa, e pelo Ideies (Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo).

Por Evelyn Trindade

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

10 de maio de 2024
Senai ES vai investir mais de R$ 34 milhões em unidade de ensino no Porto de Vitória 
9 de maio de 2024
PIM-PF: indústria do ES cresce 5,5% no primeiro trimestre de 2024
8 de maio de 2024
ES vai ganhar unidade do Senai especializada em mobilidade elétrica