Findes vai apoiar empresas para que elas conquistem mercado externo

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) reuniu nesta quinta-feira (5) os presidentes de sindicatos, executivos e diretores da Federação. Entre os destaques do encontro, chamou a atenção dos participantes o plano de Promoção de Parcerias Internacionais, apresentado pela presidente, Cris Samorini.

O objetivo do projeto é estabelecer parcerias entre empresas capixabas e internacionais, para exportar produtos com maior valor agregado e transferência de tecnologia. Segundo Cris, a internacionalização das empresas brasileiras é uma prioridade do setor industrial, e para isso a CNI atua de modo coordenado com os Centros Internacionais de Negócios (CIN) das Federações de Industria.

“A proposta é identificar e articular parcerias nacionais e internacionais para o fornecimento de produtos e serviços das indústrias capixabas”, complementou a presidente.

O plano deve estudar as cadeias produtivas do Estado para viabilizar atração de investimentos e articular com representantes das cadeias produtivas, empresas, entidades, sindicatos, representantes de infraestrutura de portos, ferrovias e portos secos, grupos de parceiros e investidores com interesse em parcerias internacionais.

O consultor da área de Defesa de Interesses da Federação, Luis Claudio Montenegro, que vai liderar o setor de internacionalização, lembrou que também compõe o escopo do plano articular com os Governos Federal e Estadual a implantação de uma ZPE, por meio de implementação de políticas públicas. Além disso, também está previsto a realização de um roadshow comercial para divulgação na Europa, Ásia e EUA.

Por Cinthia Pimentel

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

10 de maio de 2024
Senai ES vai investir mais de R$ 34 milhões em unidade de ensino no Porto de Vitória 
9 de maio de 2024
PIM-PF: indústria do ES cresce 5,5% no primeiro trimestre de 2024
8 de maio de 2024
ES vai ganhar unidade do Senai especializada em mobilidade elétrica