Começou nesta quinta-feira (15), no Sesi de Jardim da Penha, em Vitória, a vacinação dos trabalhadores da Indústria contra a Covid-19, dentro do Plano Nacional de Imunização, em um processo organizado pela Findes, por meio do Sesi Saúde, e o governo do Estado.
A solenidade do marco inicial da vacinação imunizou 200 industriários e contou com a presença da presidente da Findes, Cris Samorini, o governador Renato Casagrande, o subsecretário estadual de Saúde Luiz Carlos Reblin, o gerente executivo de Saúde e Segurança do Sesi, Flávio Rodrigues, e o chefe de Gabinete da Presidência da Findes, Leonardo de Paula, além de executivos de Indústrias do Estado.
A presidente da Findes explicou que serão vacinados entre 120 mil e 150 mil trabalhadores.
“Eu quero agradecer ao governador, ao Reblin e ao secretário Nésio Fernandes por possibilitarem esta parceria. A vacinação é extremamente importante para a retomada da economia e principalmente para salvar vidas. A gente já vê os resultados, com a redução de óbitos e das internações em UTI. Esperamos, num período de quatro semanas, imunizar todos os trabalhadores da Indústria”, disse Cris Samorini.
O governador Casagrande ressaltou: “Os trabalhadores da Indústria não pararam as atividades nem um dia. Temos que avançar a vacinação nesses grupos que deram uma contribuição maior nessa pandemia. Vivemos uma situação que nunca imaginamos que pudesse acontecer, e a vacinação é que resolve. Quero dar os parabéns à Cris, que desde o primeiro momento está nos apertando para essa imunização, porque ela tem compromisso com a Indústria, com os trabalhadores, com a Findes”.
PROTOCOLOS DE SEGURANÇA
O governador Casagrande alertou ainda para a necessidade de manutenção dos protocolos de segurança: “No pior momento da pandemia chegamos a ter 75 óbitos num dia. Hoje estamos com 12, ainda é alto, mas está caindo. A quarentena que tivemos que adotar em alguns momentos foi muito importante e devemos continuar com os protocolos de segurança. Este momento de vacinação é muito nobre, porque tem o objetivo de salvar vidas”, disse o governador.
DEFINIÇÕES E OPERACIONALIZAÇÃO DA VACINA
De acordo com a Resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) Nº 116/2021, são empregados registrados nos seguintes setores industriais:
– Produção, transformação e extração florestal, de petróleo, gás e minerais;
– Fabricação de alimentos, bebidas, calçados e acessórios, derivados do petróleo e biocombustível, fumo, máquinas e equipamentos, móveis, papel e celulose, produtos de metal, de minerais não metálicos e metalurgia, produtos químicos, farmoquímicos, e farmacêuticos, roupas e tecidos;
– Produção e manutenção de veículos e outros equipamentos de transporte, bem como atividades auxiliares dos transportes;
– Coleta, produção e tratamento de energia, gás, água, esgoto, resíduos;
– Atividades de correio e entregas, de telecomunicações, de impressão, gravação e reprodução;
– Construção civil;
– Atividades de educação, saúde e segurança dos trabalhadores da indústria.
Em relação à operacionalização, a estrutura das unidades do Sesi ES, localizadas nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Colatina, Linhares e São Mateus, será utilizada como postos volantes de vacinação exclusivamente para os industriários. Nos demais municípios, a vacinação será feita nos serviços de saúde de cada município seguindo a estratégia adotada pela cidade de residência do trabalhador.
No próximo sábado, dia 17/07, será iniciada a vacinação do grupo de industriários no Sesi Araçás, em Vila Velha. A imunização começa às 9h e alcançará, neste primeiro dia, 1.500 trabalhadores.
A ação seguirá nas próximas semanas, conforme o agendamento a ser liberado gradualmente pela Prefeitura, de acordo com a disponibilidade de doses destinadas ao município.
No momento da vacinação, o trabalhador deverá estar munido de um documento pessoal com foto e o documento comprobatório de sua atividade, sendo aquele que comprove a situação de trabalhador das empresas industriais e de construção civil e a declaração da empresa com indicação de CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) e sua descrição.
DEPOIMENTOS
“Estou muito feliz hoje! Ninguém adoeceu na minha casa, pois tomamos todos os cuidados, mas essa doença assusta muito. Agradeço muito pela oportunidade de ser a primeira do setor industrial a ser vacinada. Tenho apenas sete meses na empresa”, Rafaela Santos Bastos, 32 anos, operadora de área da ArcelorMittal.
“É um momento único para todos nós. Vivenciamos dias muito difíceis durante essa pandemia e hoje o sentimento é de gratidão e muita alegria. Toda minha família comemora comigo hoje!”, Marcela Amista, 29 anos, da ArcelorMittal
“Nós que trabalhamos no setor industrial de alimentos, que não parou nem um dia durante essa pandemia, ficamos muito gratos por esta solenidade de vacinação. É um dia muito importante, que representa saúde para todos”, Lucas Gonçalves, 30 anos, operador de logística da Buaiz Alimentos.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Saúde