06/08/2014 – Findes inaugura mais duas ATM’s em Santa Teresa e Itaguaçu

Em 3 de julho, o Sistema Findes inaugurou a ATM Guaçuí

Como objetivo de levar mão de obra qualificada e melhorar a competitividade as indústrias no interior capixaba, a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) inaugura duas Agências de Treinamento Municipal (ATM), na próxima terça-feira (12). Uma em Santa Teresa, município que pertence à diretoria Regional da Findes em Aracruz e região ás 09h, e a outra no município de Itaguaçu, que pertence a diretoria regional de Colatina, às 15h.

Em Santa Teresa, serão ofertados cinco cursos, com 20 vagas para cada um deles. São eles: soldador no processo eletrodo, auxiliar administrativo, eletricista instalador predial, costureiro industrial do vestuário e operador de computador. E ainda, oficinas de educação para o trabalho, que faz parte do programa do Sesi-ES, geração emprego e renda, pintura molde vazado, culinária básica, arte em feltro (tecido), sendo 10 vagas para cada curso.

Os interessados devem ir até o local da ATM, no endereço rua coronel Bonfim Junior, nº 354, Centro de Santa Teresa. (Antigo Hospital da cidade).

Já o município de Itaguacu, quatro cursos iniciais com 160 matriculas distribuídas nos turnos da tarde e da noite. São eles: costureiro industrial do vestuário, eletricista instalador predial de baixa tensão, pedreiro em alvenaria estrutural e operador de computador. Para se inscrever é só ir até a ATM, no endereço, ES 164, estrada para Itarana.

O presidente da Findes, Marcos Guerra, explica que os projetos prometem dar um salto na formação, qualificação e educação profissional em todo Estado. De acordo com o presidente, o Espírito Santo receberá nos próximos anos 70 milhões de investimentos em plantas industriais que demandarão mão de obra qualificada.

“Estamos trabalhando com foco na interiorização da indústria, onde projetos como a Escola Móvel e a Agência de Treinamento Municipal são ações inovadoras do Sistema Findes para ofertar, com mais rapidez, qualificação profissional gratuita e de qualidade para atender às demandas da indústria em diferentes áreas e segmentos do Estado”, pontuou Marcos Guerra.

Saiba mais sobre a ATM

A Agência de Treinamento Municipal é um novo conceito para a educação tecnológica e profissional. Por meio dela, os municípios terão acesso aos serviços profissionalizantes oferecidos pelo sistema Sesi/Senai/IEL, em parceria com os governos locais.

Para a implementação de uma ATM é necessário realizar a avaliação da demanda local por meio de um estudo de viabilidade no município. Uma vez comprovada a viabilidade da iniciativa, a prefeitura encaminha um projeto de lei para a Câmara Municipal, para garantir o amparo legal necessário. O conceito de ATM se baseia na grande demanda por mão de obra qualificada no Espírito Santo.

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

6 de dezembro de 2024
Informe Estratégico – Considerações sobre início do período de gozo das férias
2 de dezembro de 2024
Serra recebe Conecta Indústria com mais de 130 vagas no setor do plástico neste sábado  
28 de novembro de 2024
Informe Estratégico – Declarado nulo acordo coletivo por irregularidade insanável