Findes/Ideies lançam o IAE, o novo indicador da economia capixaba

O Indicador de Atividade Econômica do Espírito Santo – IAE-Findes busca reproduzir os cálculos sobre a atividade econômica do estado a partir das metodologias do IBGE para o PIB oficial. Dessa forma, o IAE-Findes consiste em uma estimativa trimestral, com abertura setorial, da evolução do PIB capixaba para o período analisado. A coletiva de lançamento vai acontecer nesta quarta, 11/3, às 13:30, na sala 1 do oitavo andar, na sede da Findes, em Vitória.

O objetivo da elaboração do IAE-Findes foi desenvolver um indicador trimestral, a luz da metodologia do PIB oficial divulgado anualmente pelo Sistema de Contas Regionais do IBGE, que permitisse o acompanhamento da evolução dos setores e das atividades econômicas do Estado do Espírito Santo. À Federação, em particular, o IAE-Findes permite não apenas o acompanhamento das atividades industriais no curto prazo, como se estabelece como um importante indicador a ser acompanhado dentro da perspectiva do projeto de desenvolvimento Indústria 2035, liderado pela Findes/Ideies em parceria com o Sesi/ES e Senai/ES.

Aos gestores públicos e à sociedade capixaba o novo indicador subsidia a busca por soluções que no curto prazo minorem os efeitos de uma eventual crise setorial e que, no longo prazo, ensejem medidas que mitiguem possíveis crises.

Uma das principais características do IAE-Findes é que, além de permitir uma análise do total da economia capixaba, ele possibilita a análise desagregada das atividades econômicas. O novo indicador permite que o setor industrial seja desagregado em indústrias extrativas, indústrias de transformação, energia e saneamento e construção. O setor de serviços pode ser acompanhado pelas atividades de comércio; transporte, armazenagem e correios e demais atividades de serviços. Já no setor de agropecuária é possível visualizar o comportamento da agricultura e da pecuária.

Ao trazer, em uma frequência trimestral, a estimativa da evolução dos setores e das atividades da economia capixaba, em um total de 13 séries disponíveis, o IAE-Findes propicia uma melhora na qualidade das análises setoriais e permite a redução das incertezas sobre o cenário econômico capixaba recente, propiciando o acompanhamento das tendências dos diferentes setores e atividades econômicas capixabas enquanto ainda não estão disponíveis as informações do Sistema de Contas Regionais (SCR) do IBGE, que apresentam defasagem de 2 anos.

O IAE-Findes será lançado em coletiva de imprensa no dia 11 de março. Na ocasião será divulgado o resultado da atividade econômica capixaba do ano de 2019, estimado pelo IAE-Findes. Também serão disponibilizados na mesma data um relatório descrevendo os principais resultados do indicador, um documento com a metodologia utilizada no desenvolvimento do indicador e um arquivo em Excel com informações para 13 séries distintas.

Serviço – Coletiva de imprensa – Lançamento do IAE Findes/Ideies

Data:11 de março de 2020, às 13:30
Local:Sala 1 do oitavo andar, na Findes

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de maio de 2024
Findes e Sesi ES anunciam investimento de R$ 34,2 milhões para Escola de Referência em Aracruz
15 de maio de 2024
Informe Estratégico – STF cassa decisão concedendo estabilidade a 50 dirigentes sindicais
14 de maio de 2024
Multinacional BW Energy busca fornecedores e profissionais no ES