Findes cobra reformas para o crescimento da economia em coletiva sobre o IAE


A turbulência econômica atual que envolve os transtornos causados pelo coronavírus e a crise no preço dos barris do petróleo foi uma das principais pautas da coletiva sobre o novo indicador econômico capixaba lançado pela Findes na tarde desta quarta, 11/3. O presidente Léo de Castro citou a ação do ministro da Economia, Paulo Guedes que enviou ofício ao Congresso pedindo urgência na votação de 19 propostas para blindar a economia brasileira.

“O momento exige mais empenho e urgência para a aprovação de propostas fundamentais. São reformas estruturantes que estabelecem uma trilha para a retomada do crescimento. São 16 projetos de lei e 3 propostas de emenda à Constituição: a nova Lei do Gás, o Plano de Equilíbrio Fiscal, a autonomia do Banco Central, a privatização da Eletrobrás, Recuperação Judicial, Lei de Concessões, Marco Legal do Setor Elétrico, do Saneamento Básico, o Emprego Verde Amarelo, a PEC do Pacto Federativo, entre outros projetos”, destacou o presidente.

Na ocasião da coletiva, o presidente reforçou a importância do lançamento do IAE como um importante avanço que nos ajuda a compreender a economia capixaba para as tomadas de decisão a fim de mitigar os riscos que o atual momento nos traz. O IAE – Indicador de Atividade Econômica do ES busca reproduzir os cálculos sobre a atividade econômica do estado a partir das metodologias do IBGE para o PIB oficial.

Dessa forma, o IAE-Findes consiste em uma estimativa trimestral, com abertura setorial, da evolução do PIB capixaba para o período analisado. Após dois anos consecutivos de crescimento, a economia do ES voltou a apresentar queda em 2019. O IAE apontou a retração de 2% da economia capixaba no ano. O recuo ocorreu nos três grandes setores da economia.

“Em 2019, a atividade econômica da agropecuária apresentou queda de 3,4%, a da indústria recuou 7% e a do setor de serviços teve redução de 0,2% Apesar da retração, a economia cresce 0,9% no quarto trimestre de 2019, em comparação ao terceiro trimestre. Este é o primeiro resultado positivo o que indica uma retomada da atividade no final de 2019”, informou o diretor executivo do Ideies, Marcelo Saintive.

O setor de construção civil foi um destaque positivo em 2019, com crescimento de 7,5%. O setor de energia e saneamento também cresceu em 4,2%. Na agropecuária, apesar da retração de 3,4% em 2019, no quarto trimestre do ano apresentou crescimento expressivo de 11,1%.

O objetivo da elaboração do IAE-Findes foi desenvolver um indicador trimestral, a luz da metodologia do PIB oficial divulgado anualmente pelo Sistema de Contas Regionais do IBGE, que permitisse o acompanhamento da evolução dos setores e das atividades econômicas do Estado do Espírito Santo.

À Federação, em particular, o IAE-Findes permite não apenas o acompanhamento das atividades industriais no curto prazo, como se estabelece como um importante indicador a ser acompanhado dentro da perspectiva do projeto de desenvolvimento Indústria 2035, liderado pela Findes/Ideies em parceria com o Sesi/ES e Senai/ES.
Aos gestores públicos e à sociedade capixaba o novo indicador subsidia a busca por soluções que no curto prazo minorem os efeitos de uma eventual crise setorial e que, no longo prazo, ensejem medidas que mitiguem possíveis crises.

Uma das principais características do IAE-Findes é que, além de permitir uma análise do total da economia capixaba, ele possibilita a análise desagregada das atividades econômicas. O novo indicador permite que o setor industrial seja desagregado em indústrias extrativas, indústrias de transformação, energia e saneamento e construção. O setor de serviços pode ser acompanhado pelas atividades de comércio; transporte, armazenagem e correios e demais atividades de serviços. Já no setor de agropecuária é possível visualizar o comportamento da agricultura e da pecuária.

Ao trazer, em uma frequência trimestral, a estimativa da evolução dos setores e das atividades da economia capixaba, em um total de 13 séries disponíveis, o IAE-Findes propicia uma melhora na qualidade das análises setoriais e permite a redução das incertezas sobre o cenário econômico capixaba recente, propiciando o acompanhamento das tendências dos diferentes setores e atividades econômicas capixabas enquanto ainda não estão disponíveis as informações do Sistema de Contas Regionais (SCR) do IBGE, que apresentam defasagem de 2 anos.

Acesse o conteúdo completo sobre o IAE neste link:

http://portal-ideies.centralus.cloudapp.azure.com/publicacao/414-indicador-de-atividade-economica-iae-findes-estima-recuo-de-2-0-da-economia-capixaba-em-2019

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

16 de maio de 2024
Findes e Sesi ES anunciam investimento de R$ 34,2 milhões para Escola de Referência em Aracruz
15 de maio de 2024
Informe Estratégico – STF cassa decisão concedendo estabilidade a 50 dirigentes sindicais
14 de maio de 2024
Multinacional BW Energy busca fornecedores e profissionais no ES