Findes assina acordos de cooperação técnica com Prefeitura de Fundão

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) assinou, na tarde de sexta-feira (23), acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de Fundão. O termo firmado visa auxiliar a cidade a melhorar o seu ambiente de negócios e, com isso, atrair mais investimentos e gerar oportunidades de emprego e melhoria na renda da população, além de incrementar a arrecadação municipal.

A parceria integra a execução de projetos relativos às medidas para desburocratização de licenciamentos ambientais; o incentivo e apoio à criação do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (CMTER) e do Fundo Municipal do Trabalho (FMT); e a aceleração das Parcerias Público-Privadas (PPPs), conforme planos de trabalhos que compõe o presente instrumento.

Na ocasião, estiveram presentes, na sede da Fides, em Vitória, o prefeito do município de Fundão, Gilmar Borges, o vice-prefeito, Murilo Coutinho, o secretário de Ação Social, Elielton Rocha Nascimento, a presidente da Findes, Cris Samorini, os vice-presidentes da Findes, Paulo Alexandre Baraona, Eduardo Dalla Mura e Luiz Carlos Almeida – presidente do Conselho Temático de Desenvolvimento Regional (Conder).

Também participaram da reunião o Vice-presidente do Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa (Compem) da Findes, Rogério Castorino, o gerente Executivo de Câmaras e Conselhos da Findes, Fábio Dias, o chefe de gabinete da presidência, Leonardo de Paula, a especialista do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Coemas) Graciele Belisário e o consultor especialista Ícaro Gomes.

Durante a reunião foram explicados os pontos do acordo assinado e a importância dele para a melhoria do ambiente de negócios do município.

A cidade de Fundão está localizada na Grande Vitória, tem aproximadamente 21,9 mil habitantes e 385 empresas, sendo 45 delas indústrias. De acordo com o IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) do município foi de R$ 475 milhões em 2018, último dado disponível, sendo que a indústria contribuiu com 31,16% desse montante.

O acordo de cooperação técnica prevê que a Findes e a prefeitura promovam o intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações técnicas.

“Queremos continuar contribuindo para o crescimento dos municípios capixabas. Para isso, é preciso que as cidades tenham um ambiente favorável aos negócios. Melhorar o ambiente de negócio no município significa atrair mais investimentos e gerar oportunidades de emprego e renda, além de incrementar a arrecadação municipal”, explica Cris Samorini.

A presidente da Findes lembra ainda que grande parte das cidades capixabas enfrentam algum tipo de restrição, seja ela financeira, técnica, jurídica ou ambiental, o que pode dificultar investimentos, principalmente em infraestrutura. O acordo da Findes com a prefeitura também ajudar a acelerar a realização de PPPs.

Samorini destaca que o município de Fundão terá um plano de trabalho único, voltado para às suas necessidades e potencialidades. Com isso, será possível otimizar o trabalho do Poder Público em prol do desenvolvimento do município.

“Entendemos que, com o apoio da Findes, o município conseguirá tomar melhores decisões a longo prazo. Trabalharemos em conjunto e de forma colaborativa para levar o desenvolvimento para a cidade”, afirma.

 

Por Siumara Gonçalves

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

15 de maio de 2024
Informe Estratégico – STF cassa decisão concedendo estabilidade a 50 dirigentes sindicais
14 de maio de 2024
Multinacional BW Energy busca fornecedores e profissionais no ES
10 de maio de 2024
Senai ES vai investir mais de R$ 34 milhões em unidade de ensino no Porto de Vitória