Findes apresenta ações do 1º ano de gestão na Assembleia Geral

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) reuniu, de forma semipresencial, na quinta-feira (22), os membros da Assembleia Geral. Durante o encontro, foram apresentadas as ações do primeiro ano de gestão (2020/2021) da presidente Cris Samorini, como o trabalho realizado nas áreas de Defesa de Interesses, transformação digital e Educação. Também foram relatadas as alterações na gestão do Sesi e Senai.

Cris Samorini iniciou a reunião apresentando algumas realizações do primeiro ano de gestão, iniciado em julho de 2020. Entre elas estavam as voltadas à educação.

“Estamos focando na expansão da educação básica e no reposicionamento da educação profissional, ampliando a oferta de acordo com a demanda ao setor produtivo. A qualificação profissional é uma agenda central de nossa gestão. Neste ano, por exemplo, o Programa Emprega Mais, ofereceu cinco mil vagas em capacitação gratuita para trabalhadores da Indústria e profissionais desempregados”, disse Cris.

Entre os projetos prioritários da Findes também foram destacados: a inauguração do Instituto Senai de Tecnologia (IST), o único no Brasil com atuação direcionada para a eficiência operacional; o novo bloco de Tecnologia da Informação e Automação do IST, inaugurado em julho deste ano; e o FindesLab, hub de inovação aberta que atraiu mais de 250 startups de todo o país no segundo ciclo do Programa de Empreendedorismo Industrial.

“Promovemos internamente um programa de Transformação Digital, o “Sou Digital”, envolvendo todos os colaboradores para que eles possam contribuir na criação de novos modelos de negócio. Sabemos que não existe transformação sem o real envolvimento das pessoas. Por isso, vamos usar a inovação e a tecnologia para transformar produtos e serviços, e melhorar continuamente os processos que agregam mais valor aos clientes”, afirmou a presidente.

Também foi apresentada a visão geral dos eixos estratégicos para a gestão 2020-2023, que estão organizadas em nove diretrizes: Defesa de Interesses, Tecnologia e Inovação, Educação e Liderança, Saúde e Segurança, Posicionamento de Mercado, Comunicação, Conexão e Colaboração, Governança Ambiental, Social e Corporativa, Transformação Digital e Eficiência Operacional e Pessoas.

Na ocasião, a Cris Samorini ainda explicou que a equipe da defesa de interesses dedicou mais de 30 mil horas ao trabalho de fortalecimento da Indústria, esforço que objetivou melhorar a infraestrutura logística do Espírito Santo e ampliar as oportunidades de negócios ligados a setores como petróleo e gás.

Todas as iniciativas, realizadas desde julho de 2020, possibilitaram que a Findes fosse apontada como a Federação que mais contribui para o Sistema Indústria no país. O dado faz parte da pesquisa do instituto FSB, divulgada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), que ouviu 4,7 mil empresários de todas as regiões do Brasil.

“Este é um resultado que certamente nos anima a seguir em frente. Esse trabalho não seria possível sem a participação de todos os colaboradores do Sistema Indústria e também sem a contribuição voluntária dos nossos diretores regionais, que conhecem as necessidades de suas localidades. Na findes, contamos com mais de 700 empresários voluntários, atuando nos 10 Conselhos Temáticos e nas 6 Câmaras Setoriais. Sem eles e sem o apoio dos nossos colaboradores, não conseguiríamos desempenhar a nossa missão. Muito obrigada a todos que nos acompanham nessa jornada”, agradeceu Cris Samorini.

 

Alterações na gestão

Durante a Assembleia Geral, o diretor-geral da Findes, Roberto Campos de Lima, apresentou o novo diretor regional do Senai e superintendente do Sesi-ES, Cláudio Marcassa.

Marcassa atuou por 22 anos na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), ocupando diversos cargos de gestão ao longo de sua trajetória. Nos últimos oito anos assumiu as posições de diretor regional e superintendente, tendo acumulado nos últimos dois anos as funções que assumiu na Findes.

“É um prazer assumir essa posição. Já tenho uma vivência no segmento da indústria e tenho certeza de que posso contribuir com as entidades do Espírito Santo”, disse o novo superintendente do Sesi e diretor regional do Senai.

 

Outras alterações:

– Gerente Executivo de Educação: Edglei de Sousa Marques

– Gerente de Educação Profissional do Senai: Aline Fernandes de Oliveira

– Gerente Regional do IST: Poline Fernandes Fialho

– Gerente Regional do Sesi Vitória (Jardim da Penha e Maruípe) e do Sesi/Senai da Serra (Civit e Laranjeiras – Serra): Ricardo Curty Dias

 

Por Raianne Trevelin

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

8 de maio de 2024
ES vai ganhar unidade do Senai especializada em mobilidade elétrica
2 de maio de 2024
Informe Estratégico – Receita Federal esclarece decisão sobre desoneração da folha de pagamento
2 de maio de 2024
Museu 100% interativo é atração inédita na reabertura do Centro Cultural Sesi