Findes apresenta o IAN para o Ministério Público do Trabalho

A Federação das Indústrias do Espírito Santo apresentou na sexta-feira (17) o Indicador de Ambiente de Negócios (IAN) para o Ministério Público do Trabalho. O IAN, desenvolvido pelo Ideies, é um levantamento com indicadores de todos os 78 municípios do Estado, divididos em 4 eixos: infraestrutura, potencial de mercado, capital humano e gestão fiscal.

O Núcleo de Defesa da Justiça do Trabalho pretende conhecer melhor a estrutura dos municípios do Estado do Espírito Santo, em especial em relação à internet, visto que atualmente a maioria das audiências trabalhistas são telepresenciais.

As partes envolvidas no processo e os advogados necessitam de uma conexão de qualidade para poder acessar as salas de audiências virtuais. Porém, segundo Indicadores do Ambiente de Negócios (IAN) ainda há municípios no Estado com internet deficiente, necessitando de investimentos para melhoria do seu alcance e cobertura.

O presidente do Consurt, o Conselho das Relações de Trabalho da Findes, Fernando Otávio Campos, destacou que o IAN é uma importante ferramenta de gestão para o setor público. “A Findes pode contribuir para a melhoria da gestão e para uma melhor prestação jurisdicional com esses indicadores”, disse Fernando.

O diretor do Ideies, Marcelo Saintive, que fez a apresentação, destaca alguns diferenciais do IAN: “O Espírito Santo é o único Estado da Federação com indicador para todos os municípios. Ele permite e prioriza a comparabilidade entre municípios semelhantes, que chamamos de clusters, e apresenta as informações de forma didática e transparente”.

Para o executivo do Consurt, Marco Antonio Redinz, o encontro foi extremamente importante: “Oportunizou para o Ideies apresentar para o Ministério Público do Trabalho do Espírito Santo um panorama geral sobre o IAN, bem como os muitos dados que estão disponíveis para todos, inclusive para o MPT, e em especial para gestores públicos e empresas capixabas, possibilitando o melhor direcionamento de ações governamentais e de investimentos em áreas específicas que necessitam de melhorias e de estímulos, que possam ensejar o surgimento de novos negócios e empreendimentos”.

O IAN está dividido em 4 eixos (infraestrutura, potencial de mercado, capital humano e gestão fiscal), desmembrados em 10 categorias, que buscam medir de forma sintética o ambiente de negócios de cada município do Espírito Santo onde é possível a comparação de municípios semelhantes dentro do próprio estado. Isso é feito por meio de 39 indicadores.

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

14 de maio de 2024
Multinacional BW Energy busca fornecedores e profissionais no ES
10 de maio de 2024
Senai ES vai investir mais de R$ 34 milhões em unidade de ensino no Porto de Vitória 
9 de maio de 2024
PIM-PF: indústria do ES cresce 5,5% no primeiro trimestre de 2024