Nesse último fim de semana, o Cindes Jovem promoveu o Feirão do Imposto que teve como principal objetivo conscientizar a população sobre as cargas tributárias, mostrando quanto o cidadão paga de impostos e como eles podem retornar.
A primeira ação foi o lançamento do vídeo em formato de “pegadinha” chamado Caranguejo do Imposto, realizado em parceria com um restaurante. Publicado nas redes sociais da entidade, o vídeo mostra a indignação dos clientes ao receberem o caranguejo pequeno ou faltando pedaço. A ideia foi mostrar a incidência de imposto em todo tipo de produto.
Já no domingo, dia 22, foi realizado o “Arrastão do Imposto” na praia de Camburi, das 8h às 12h. Quem passou pelo calçadão pode se indignar ao saber que o valor de um carro chega a ter o acrescido de R$ 35 mil devido aos impostos cobrados.
O presidente do Cindes Jovem, Vitor Lomba, disse que essa movimentação esclarece as dúvidas da população sobre o tema. “Muitas vezes as pessoas pagam pelos produtos sem saber que grande parte do valor é imposto. O Brasil tem uma das mais altas cargas tributárias, mas pouca coisa é revertida em benefício”, explicou.
Os jovens empresários recolheram também mais de mil assinaturas em apoio à campanha 10 Medidas contra a Corrupção, do Ministério Público Federal.
Por Evelyn Trindade