Equipe de robótica do Sesi Jardim da Penha apresenta projeto para presidente da Findes, Cris Samorini

A equipe de robótica “The Walking Lego”, do Sesi Jardim da Penha, apresentou nesta quinta-feira (24) um projeto sobre o combate, diagnóstico ou prevenção contra a Covid-19, para a presidente da Findes, Cris Samorini. O diretor regional do Senai ES e superintendente do Sesi ES, Mateus Simões, e a diretora de Educação do Sesi ES e Senai ES, Priscilla Marques, também estavam presentes na apresentação. O trabalho foi classificado para a fase final do “Torneio Sesi de Robótica – Desafio Covid-19” entre os 39 melhores trabalhos de 350 equipes do Brasil.

O projeto consiste numa solução para prevenir a contaminação nos elevadores por meio de um sistema que higieniza o local. O objetivo é beneficiar milhões de pessoas que utilizam o transporte em ambientes residenciais, comerciais e industriais. Pensando em não causar danos à saúde, os alunos escolheram a clorexidina (0,02%), substância inodora e incolor, que não agride a pele e mucosas. Além disso, a solução tem ação rápida e prolongada, sendo utilizada por médicos, para assepsia de pacientes e instrumentos cirúrgicos.

Cris Samorini destacou a importância do projeto neste momento que estamos vivendo de pandemia, além de ressaltar a dedicação dos alunos para elaboração. “Fico muito feliz e me chamou atenção a dedicação e o estudo que fizeram. Principalmente as fontes oficiais que buscaram. Temos o Instituto Senai de Tecnologia (IST), que existe em um espaço com uma infraestrutura completa para apoio à tecnologia e incentivo à inovação. Podemos aproveitar a oportunidade e colocar o projeto em prática”, disse Cris.

“O Espírito Santo tem protagonizado uma agenda positiva em relação aos resultados da Robótica no Estado e no Brasil, e isso nos deixa muito satisfeitos, pois demonstra que somos assertivos em investir em conteúdo formativos ligados ao empreendedorismo e a cultura Maker. Temos a cada resultado exitoso do Sesi ES esses elementos de competência nítidos em nossa aposta”, disse a diretora de educação do Sesi ES e Senai ES, Priscilla

A pesquisa também foi apresentada para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do ES, Sindicato Patronal dos Condomínios do ES, FindesLab, ArcelorMittal Tubarão, Vale e Vix Elevadores, com o objetivo de obter apoio para a implantação do projeto. O grupo é formado pelos estudantes Ana Carolina Carnieli, Eduarda Verneck, Eduardo Schultz e Pedro Rafachine, orientados pelos professores Bruno de Castro e Leandro Zanetti.

Sobre o desafio

O Torneio Sesi de Robótica – Desafio Covid-19 foi criado para incentivar a criatividade dos jovens e auxiliar no combate ao novo coronavírus. O desafio vai selecionar projetos em todo Brasil que proponham respostas para a atual situação de saúde no mundo.

As equipes são compostas por quatro a dez estudantes, com idades entre 9 e 18 anos, além de um técnico (maior de 18 anos). O desafio é composto por duas fases principais: a fase 1 era a apresentação da ideia, com base nos quatro critérios de avaliação composto pela pesquisa, criatividade, inovação, empreendedorismo e impacto social, na qual as equipes tiveram que enviar vídeos de defesa do projeto. Já a fase 2 consiste na demonstração e detalhamento da solução proposta também por meio de vídeo. Ela será avaliada com relação à pesquisa, criatividade e inovação, além de empreendedorismo e impacto social.

As categorias de premiações são: Melhor Projeto de Pesquisa; Melhor Projeto em Criatividade e Inovação; Melhor Proposta de Empreendedorismo e, também, de Impacto Social. Cada equipe selecionada só poderá ser premiada em uma categoria.

Todas as sete equipes vencedoras ganharão medalhas individuais por competidor e um troféu por equipe, da respectiva categoria conquistada. Além disso, as três primeiras colocadas serão convidadas a expor seus projetos em um stand exclusivo, durante o próximo Festival SESI de Robótica, previsto para ocorrer em março de 2021.

Além da “The Walking Lego”, da unidade de Jardim da Penha/Vitória, o Sesi ES também está sendo representado na fase final pela equipe “Sírius”, da unidade de Araçás/Vila Velha.

 

 

Por Raianne Trevelin

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

8 de maio de 2024
ES vai ganhar unidade do Senai especializada em mobilidade elétrica
2 de maio de 2024
Informe Estratégico – Receita Federal esclarece decisão sobre desoneração da folha de pagamento
2 de maio de 2024
Museu 100% interativo é atração inédita na reabertura do Centro Cultural Sesi