A equipe “Guardiões”, formada por alunos do Sesi-ES Porto de Santana, desembarca nesta sexta-feira, dia 11 de novembro, em Brasília, para participar do Festival Sesi de Robótica FLL®, que ocorre paralelamente à Olimpíada do Conhecimento 2016 (OC).
Na quinta e sexta-feira, dias 09 e 10 de novembro, o evento foi destinado apenas para as escolas públicas convidadas. O Espírito Santo foi representado pela EMEF Marluce Bianchi, de Itaoca, distrito de Itapemirim.
Neste sábado e domingo, 12 e 13 de novembro, as escolas do Sesi entram na disputa para ver quem subirá ao pódio. Ganhará o melhor time que, com seu robô construído com peças de Lego®, cumprir as missões e solucionar os problemas exigidos na competição.
Os estudantes apresentarão projetos de pesquisa com soluções inovadoras relacionadas ao tema Animal Allies (animais aliados). A ideia é mostrar como a relação entre homens e animais pode ser produtiva ou ameaçadora. É o caso, por exemplo, de um desmatamento realizado em uma reserva ambiental. Sobre a mesa de competição, os robôs de Lego® terão tarefas como resgatar animais de áreas alagadas. As equipes também serão avaliadas pelo entrosamento e pelo trabalho em equipe.
O Festival Sesi de Robótica é um dos eventos paralelos mais empolgantes da Olimpíada do Conhecimento 2016
A gerente de Educação do Sesi-ES, Josefina Prezentino, destaca a participação em eventos desse porte é importante, porque estimula os estudantes a se interessarem por áreas de ciência e tecnologia. “A participação dos alunos do Sesi nesse evento é fundamental para despertar o interesse por áreas como ciências, física e matemática, e contribuir para formar futuros cientistas e engenheiros”, explica. “Além disso, o evento proporciona o desenvolvimento de habilidades e atitudes que vão além do conhecimento teórico e acadêmico, extremamente importantes para o mercado de trabalho”, conclui.
O Festival é um evento demonstrativo com o objetivo de difundir a prática da robótica educacional e não classifica para outros torneios de robótica. Atualmente, cerca de 400 escolas do Sesi, tanto no Ensino fundamental quanto no Ensino Médio, contam com o programa de robótica em todo o Brasil.
Torneio no Espírito Santo
O festival Sesi de Robótica que acontece durante a OC 2016 é uma prévia para o que os capixabas poderão conferir entre os dias 02 e 03 de dezembro, na capital do Estado. Nessa data acontecerá o Torneio Regional de Robótica, no Sesi-ES de Jardim da Penha, em Vitória. Na ocasião, 30 equipes, entre escolas do Sesi-ES, escolas públicas e particulares, disputarão a competição que escolherá a melhor equipe do Estado. O Torneio Regional de Robótica envolverá mais de 400 participantes, entre equipes e voluntários, e será voltado para crianças de 09 a 16 anos.
Aprender fazendo
Ao levar a robótica para as salas de aula, o Sesi quer estimular o interesse das crianças e adolescentes pelas áreas de química, física, matemática, engenharias e novas tecnologias. O que parece uma brincadeira com robôs é, na realidade, uma forma inovadora de ensino. “É assim que a robótica influencia na formação de futuros engenheiros e promove melhor aprendizado entre estudantes”, explica Josefina.
Desde 2013, o Sesi é o operador oficial do Torneio de Robótica FLL®, em parceria com a instituição norte-americana FIRST® (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e o Lego Education (Dinamarca).
Por Breno Arêas