Findes lança documento para melhorar ambiente de negócios no Norte do ES

Entrega da Agenda Propositiva para Melhoria do Ambiente de Negócios na Regional Litoral Centro Norte com sede em Aracruz (11/05/2023) | Foto: Humberto de Marchi/Prefeitura de Aracruz

A Agenda Propositiva foi entregue à Regional Litoral Centro Norte para contribuir com o desenvolvimento dos municípios de Aracruz, Fundão, Ibiraçu, João Neiva e Santa Teresa 

Com o objetivo de melhorar a infraestrutura, a logística, a saúde, a educação e a qualificação de mão de obra, além de alavancar o empreendedorismo dos municípios de Aracruz, Fundão, Ibiraçu, João Neiva e Santa Teresa, foi lançada a Agenda Propositiva para Melhoria do Ambiente de Negócios, pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). 

Desenvolvido pelo Conselho Temático de Desenvolvimento Regional (Conder), o material foi entregue pelo presidente em exercício da Findes, Paulo Baraona, aos representantes dos municípios que compõem a Regional Litoral Centro Norte, nesta quinta-feira (11), no Centro Integrado Sesi Senai de Aracruz. Este é o segundo documento produzido pelo Conselho. O primeiro foi entregue em novembro de 2022, para a Regional Cariacica e Viana.  

Para a produção da Agenda, são observadas as necessidades dos municípios que compõem a regional. Ao todo, 18 eixos estratégicos unem informações para subsidiar as secretarias das regiões na melhoria da ambiência de negócios, com iniciativas para estimular parcerias público-privadas (PPPs), desenvolver a agenda ESG (meio ambiente, social e governança), além de políticas de atração de investimentos.    

Baraona lembrou em sua fala que o Estado tem vocação para o comércio externo, mas frisou que o potencial do mercado interno também é enorme, o que abre oportunidades para o surgimento de empreendimentos e expansão dos existentes. 

Presidente em exercício da Findes, Paulo Baraona, falando durante a entrega da Agenda  (11/05/2023) | Foto: Humberto de Marchi

“O Espírito Santo é um estado bem localizado geograficamente. As principais capitais brasileiras estão em um raio de 1.200 km do ES, ou seja, o ES está muito próximo de 60% do PIB nacional. E o desenvolvimento da Agenda Propositiva tem muito a contribuir para qualificar os municípios a atraírem novas indústrias e, assim, ampliar o nível de negócios, receitas e empregos. A Federação está de portas abertas para atuar junto na melhoria de negócios”.

 

O vice-presidente da Findes e presidente do Conder, Luiz Carlos Azevedo de Almeida, destacou que o material é uma iniciativa que reflete o diálogo da Findes com as prefeituras. “Em conjunto, vamos conseguir atuar de forma mais qualificada para que possamos encontrar caminhos para o desenvolvimento do Estado. Além disso, nosso Observatório da Indústria está à disposição com pesquisas e dados que podem subsidiar muitas das ações”.  

Outras 11 agendas estão previstas pelo Conder para serem entregues este ano. 

Durante o evento, firmaram compromisso de atuar junto à Findes para desenvolver a região Centro Norte os prefeitos de Aracruz, Dr. Coutinho; de Fundão, Gilmar de Sousa Borges; de Ibiraçu, Diego Krentz; a secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de João Neiva, Samira Piol Carrara; e a secretária de Agricultura e Desenvolvimento de Santa Teresa, Edna Francisca Totola.  

A Agenda Propositiva Regional tem conexão com o programa do Sebrae/ES, Cidade Empreendedora, que é composto por um conjunto de ferramentas e soluções efetivas para transformar as realidades a partir do empreendedorismo nos 78 municípios do Espírito Santo.

O gerente da unidade de Ambiente de Negócios e Crédito do Sebrae/ES, Eduardo Simões, apresentou o programa e mostrou todos os eixos de ligação entre as duas iniciativas e como elas unidas podem beneficiar os municípios.  

Também estiveram no evento, o diretor da Regional Aracruz, João Baptista Deppizol; representantes das prefeituras; integrantes do Conder e de algumas regionais da Findes; além do deputado estadual Tyago Hoffmann.   

Entenda como a Agenda vai contribuir para o desenvolvimento dos municípios:  

  • Propor melhorias em áreas que afetem diretamente a atração de investimentos; 
  • Ofertar capacitação e qualificação, observando as necessidades de mão de obra das indústrias;  
  • Alavancar a capacidade de investimentos das prefeituras, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs);  
  • Disponibilizar informações sobre os setores produtivos, facilitando a análise econômica e os impactos na economia regional;  
  • Contribuir para ampliar a base industrial, com adensamento e fortalecimento das principais cadeias produtivas regionais;  
  • Contribuir na geração de empregos e receitas, elevando a qualidade de vida para os cidadãos;  
  • Elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). 

Confira o documento na íntegra:
Agenda Propositiva Regional Centro Norte

 

Por Lorena Zanon

 

RELAÇÕES COM A IMPRENSA | FINDES

Lorena Zanon – Assessoria de Imprensa  
Telefone: (27) 9.9617-6340 
E-mail: [email protected]

Beatriz Seixas – Assessoria de Imprensa  
Telefone: (27) 9.9909-7280
E-mail: [email protected]  

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028
22 de abril de 2024
Indústria de petróleo e gás no ES vai receber R$ 37 bi em investimentos até 2028
22 de abril de 2024
Findes em Dia: Empresas do ES se unem para momentos de emergência