Findes vai atuar na melhoria do ambiente de negócios em Cariacica, Viana e Santa Leopoldina

Conselho Temático de Desenvolvimento Regional (Conder) da Federação desenvolveu a Agenda Propositiva Regional, em conjunto com os municípios, para estimular o crescimento e atrair investimentos 

A agenda é um projeto-piloto executado pela regional Cariacica, Viana e Santa Leopoldina da Findes | Foto: Beatriz Seixas/Findes

Melhorar a infraestrutura, a logística, a educação e a qualificação da mão de obra, além de alavancar o empreendedorismo e gerar mais empregos nos municípios são algumas premissas da Agenda Propositiva Regional para Melhoria do Ambiente de Negócios, desenvolvida pelo Conselho Temático de Desenvolvimento Regional (Conder), da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).  

O documento foi entregue pela presidente da Findes, Cris Samorini, aos representantes dos municípios de Cariacica, Viana e Santa Leopoldina, nesta quinta-feira (17), na sede da Federação, em Vitória. Este é um projeto-piloto executado pela primeira vez por uma regional da Findes.

O material reúne 18 eixos com informações para subsidiar as secretarias dos municípios de Cariacica, Viana e Santa Leopoldina – que integram uma das 14 regionais da Findes – na melhoria da ambiência de negócios das regiões. E soma-se também iniciativas para estimular parcerias público-privadas (PPPs), desenvolver a agenda ESG (meio ambiente, social e governança), além de políticas de atração de investimentos.  

Em sua fala, Cris Samorini agradeceu aos municípios que permitiram o diálogo e ajudaram na construção de uma agenda coletiva e de desenvolvimento. “Com esse material damos mais um passo para avançar com velocidade junto aos municípios e contribuir para o desenvolvimento regional”.  

O vice-presidente da Findes e presidente do Conder, Luiz Carlos Azevedo de Almeida, destacou que o material vai permitir conectar a Federação com o desenvolvimento dos municípios e do Estado como um todo. “A agenda do Conder é mais uma importante proposta da Findes para auxiliar os municípios a evoluir na qualificação de mão de obra, na geração de empregos e em muitas outras áreas”, disse ao acrescentar que a ideia é expandir esse trabalho junto às outras regionais da Federação.  

Na construção do material, foram necessárias 35 reuniões com os secretários dos municípios da regional envolvida revelou o especialista do Conder, Ernesto Bassini. Ele completou que foi um trabalho feito a muitas mãos e agradeceu a colaboração de todos os envolvidos.  

O prefeito de Santa Leopoldina, Romero Endringer; o vice-prefeito de Viana, Fabio Luiz Dias; o subsecretário de Educação de Cariacica, Marcelo Endringer; e a secretária interina de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Cariacica, Luciana Tibério Gomes, tiveram momentos de fala e colocaram os municípios à disposição para continuar atuando em conjunto com a Findes e contribuir com as ações previstas na agenda.  

A presidente da Findes também frisou que as pautas da Agenda Propositiva Regional têm tido atenção do Sebrae/ES, que tem atuado em conjunto no desenvolvimento da ambiência de negócios dos municípios da Regional da Federação.  

Também participaram do evento o diretor do Sebrae/ES, Luiz Toniato; o gerente de Competitividade Industrial do Sebrae/ES, Eduardo Simões; o diretor da Regional Cariacica, Viana e Santa Leopoldina, Adilson Cunha; representantes das prefeituras; integrantes do Conder e das regionais da Findes; além da diretoria da Federação.  

Entenda como a Agenda vai contribuir para o desenvolvimento dos municípios: 

  • Propor melhorias em áreas que afetem diretamente na atração de investimentos;
  • Ofertar capacitação e qualificação, observando as necessidades de mão de obra das indústrias; 
  • Alavancar a capacidade de investimentos das prefeituras, por meio de Parcerias Público-Privadas; 
  • Disponibilizar informações sobre os setores produtivos, facilitando a análise econômica e os impactos na economia regional; 
  • Contribuir para ampliar a base industrial, com adensamento e fortalecimento das principais cadeias produtivas regionais; 
  • Contribuir na geração de empregos e receitas, elevando a qualidade de vida para os cidadãos; 
  • Elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Confira o documento na íntegra:

Por Lorena Zanon 

 

RELAÇÕES COM A IMPRENSA | FINDES

Lorena Zanon – Assessoria de Imprensa  
Telefone: (27) 9.9617-6340 
E-mail: [email protected]

Beatriz Seixas – Assessoria de Imprensa  
Telefone: (27) 9.9909-7280
E-mail: [email protected]  

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo
23 de abril de 2024
Produção de gás natural no ES deve crescer 5,2% ao ano até 2028
22 de abril de 2024
Indústria de petróleo e gás no ES vai receber R$ 37 bi em investimentos até 2028