02/03/2016 – Diretoria da Findes em Cachoeiro sedia palestra do MPF-ES contra a corrupção

A Diretoria da Findes em  Cachoeiro de Itapemirim e região sediou nesta terça-feira (23), no auditório do Sesi, a palestra do Procurador da República, Ercias Rodrigues de Sousa, que é coordenador no Espírito Santo da campanha do Ministério Público Federal (MPF) “10 Medidas Contra a Corrupção”. O evento, que reuniu lideranças da região sul, teve como objetivo conscientizar a sociedade e incentivar o combate a corrupção.

Durante a palestra o procurador defendeu maior participação do cidadão na política para cobrar mais ações e resultados daqueles que foram legitimados para representar o povo.

O vice-presidente institucional da Findes em Cachoeiro de Itapemirim e região, Áureo Vianna Mameri, apoia e incentiva o  MPF a promover  debates com as lideranças. “A classe empresarial e os formadores de opinião da região sul do Estado se reuniram aqui hoje para apoiar e incentivar  o MPF  a conscientizar a população sobre as 10 medidas contra  a corrupção. A sociedade já não tolera mais tanta impunidade. Por este motivo, abraçamos esta causa com a esperança de que unidos consigamos acabar com a corrupção que assola nosso país”, desabafou.

As medidas propostas pelo Ministério Público Federal (MPF) buscam, entre outros resultados, tornar mais rápida a tramitação das ações de improbidade administrativa e das ações criminais; instituir o teste de integridade para agentes públicos; criminalizar o enriquecimento ilícito; aumentar as penas para corrupção de altos valores; responsabilizar partidos políticos e criminalizar a prática do caixa 2; revisar o sistema recursal e as hipóteses de cabimento de habeas corpus; alterar o sistema de prescrição; instituir outras ferramentas para recuperação do dinheiro desviado. O MPF encaminhará as propostas ao Congresso Nacional na forma de projeto de lei de iniciativa popular.

O cidadão que deseja manifestar seu apoio deve procurar a unidade do MPF mais próxima para assinar o documento ou imprimir a ficha a partir do site e entregar à Procuradoria. Unidades do Ministério Público Estadual e do Ministério Público do Trabalho também são pontos de coleta de assinaturas.

No Espírito Santo, a campanha já superou a marca de 34 mil assinaturas. Até o momento, 885 instituições de diversos segmentos da sociedade civil como universidades, entidades religiosas, sindicatos, federações, associações, conselhos e entidades públicas já manifestaram apoio às 10 medidas. A íntegra das medidas, a ficha de assinatura e o assinômetro com os dados de cada Estado estão disponíveis no site www.10medidas.mpf.mp.br

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

28 de novembro de 2024
Informe Estratégico – Declarado nulo acordo coletivo por irregularidade insanável
27 de novembro de 2024
Informe Estratégico – TST mantém acordo com quitação total do contrato de trabalho
26 de novembro de 2024
Findes participa de Encontro Nacional da Indústria que vai debater neoindustrialização e Custo Brasil