Conselho Estratégico da Findes propõe agenda prioritária para a gestão da nova diretoria

O Conselho Estratégico da Findes, integrado pelas 23 maiores empresas em atuação no Estado, se reuniu nesta terça-feira (21) para debater, entre outros assuntos, o papel do conselho e seus impactos no desenvolvimento do Espírito Santo. Na ocasião, o presidente da Findes, Léo de Castro, apresentou a presidente eleita da Federação, Cris Samorini, que assume a gestão na semana que vem, dia 29.

Walter Schalka, presidente da Suzano, maior produtora de celulose de eucalipto do mundo, e Luiz Santiago, diretor da Vale, destacaram a importância de o conselho dedicar foco especial às questões de logística, especialmente portos e ferrovias, temas que já integram a agenda de infraestrutura da Findes.

Liberato Milo, diretor geral da Chocolates Garoto, destacou a preocupação com o mercado internacional no cenário pós pandemia. Luiz Santiago, da Vale, destacou também a importância da sustentabilidade ambiental, sendo seguido por outros integrantes do conselho.

Com isso, a sustentabilidade ambiental foi incluída como agenda prioritária do Conselho Estratégico, compreendida aí como o alinhamento da competitividade da indústria com ações sustentáveis e de responsabilidade ambiental. A sustentabilidade ambiental na indústria engloba desde ações direcionadas à preocupação com Meio Ambiente, como também à segurança do ambiente de trabalho, a responsabilidade coletiva e interação com a comunidade e co-responsabilidade sobre a cadeia de fornecedores.

Léo de Castro agradeceu as colaborações do Conselho Estratégico, criado na gestão atual, em que as grandes empresas indicam seus principais executivos para representá-las, na construção de uma agenda para a indústria e a sociedade.

“Tivemos entre 3 e 4 encontros por ano, contamos com a presença do governador, do presidente da Assembleia, do Tribunal de Justiça, para estimular o diálogo. Meu agradecimento a vocês, continuarei colaborando na CNI e no Copin, Conselho de Política Industrial da CNI, neste momento de transformação do país. As mudanças não ocorrerão num mar calmo, será no mar agitado, mas espero que a gente consiga encontrar boas soluções e construir oportunidades para todos”, disse Léo de Castro.

Ao apresentar a presidente eleita, Cris Samorini, ele destacou a importância da alternância e profissionalização da gestão.

“Fiquei muito feliz ao ouvir essas contribuições. Poderemos encaminhá-las com ritmo acelerado, já que encontro uma gestão organizada, e preciso do apoio de vocês. Vamos enfrentar um cenário difícil, mas já ouvimos boas notícias, como a retomada da Samarco, que é sinal positivo. Vamos avançar com maior densidade nas agendas de inovação e produtividade, estamos com nosso planejamento estratégico em andamento. Obrigado a todos”, disse Cris Samorini.

O presidente da Suzano, Walter Schalka, destacou o trabalho da Federação das Indústrias: “Ações como a mudança do estatuto, com o fim da reeleição, e a criação deste Conselho Estratégico indicam que a Findes atua por uma indústria mais produtiva, e não com objetivos políticos ou outros. Participamos de agendas com várias federações e esta realmente é das mais atuantes”, disse Walter Shalka.

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse
1 de julho de 2024
Multinacional italiana está em busca de fornecedores do ES
27 de junho de 2024
Findes promove I Seminário Internacional de Educação