Findes apoia seminário no combate à violência contra a mulher

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) é apoiadora institucional do 1º Seminário “Maria da Penha vai às Empresas: possibilidades e parcerias entre instituições públicas e privadas”.

O objetivo do evento é promover a discussão sobre o papel das instituições privadas em parceria com a rede pública no empoderamento econômico de mulheres, na promoção da equidade de gênero, na prevenção da violência contra mulher e na criação de mecanismos de proteção para mulheres em situação de violência.

Para o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, é importante tratar a temática no âmbito das empresas. “Temos que apoiar iniciativas como essas. Qualquer tipo de violência contra as mulheres precisa ser combatido e as empresas são espaços importantes para a promoção da cultura do respeito e da igualdade entre as pessoas, pela valorização da liberdade e da vida”, reforçou.

O Seminário Maria da Penha Vai às Empresas é uma realização do Tribunal de Justiça do Espirito Santos, por meio da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Vitória. Além da Findes, a iniciativa acontece em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória, a Promotoria da Mulher e a Delegacia de Atendimento à Mulher, e conta com o apoio da Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo (Emes) e do Sindijudiciário.

De acordo com a Revista Exame, estudo realizado pelo Instituto Maria da Penha sobre o impacto da violência doméstica na vida laboral das mulheres mostrou que os efeitos nas vítimas são graves, impedem a ascensão nas carreiras e prejudicam a lucratividade das empresas. A pesquisa foi realizada com 10.000 mulheres de nove capitais da Região Nordeste do Brasil (https://exame.abril.com.br/negocios/maria-da-penha-violencia-domestica-afeta-o-lucro-das-empresas/).

Para o 1º Seminário Maria da Penha vai às Empresas estão convidados representantes de instituições públicas, privadas, ONGs, sindicatos, magistrados, promotores, servidores, profissionais e estudantes interessados na temática.

A violência doméstica e familiar contra a mulher, na perspectiva da Lei Maria da Penha, é uma questão de gênero e um problema estrutural que perpassa toda a sociedade. A Federação da Indústrias apoia todas as iniciativas voltadas ao respeito e à igualdade. Tanto que realizou campanha na Semana da Mulher com esse mote.

Confira a programação:

Seminário Maria da Penha Vai às Empresas – Possibilidades e Parcerias Entre Instituições Públicas e Privadas

Data: 29 de março de 2019

Horário: Das 12h às 18h

Local: Salão Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo

Programação

12h | Credenciamento e momento cultural

12h30 | Mesa de abertura: Representantes do TJES, PMV, MP-ES, DEAM, TRT-ES, Ufes, Sindijudiciário e Fórum de Mulheres

13h30 | Mesa redonda: Empoderamento de mulheres, violência de gênero e suas interseccionalidades
Coordenador: Bruno Toledo (Secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho de Vitória)

Emilly Marques Tenório (mestra em política social pela Ufes e especialista em gênero e sexualidade pela Uerj)
Drª. Brunela Faustini Bagliolli (juíza de direito da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Vitória) e Vania Goulart (diretora executiva da Selecta Consultoria, psicóloga e mestre em administração estratégica pela Fucape)

14h45 | Debate

15h20 | Intervalo

15h45 | Mesa redonda: Contribuição das empresas para a promoção da equidade de gênero, inclusão no mercado de trabalho e prevenção da violência contra as mulheres
Coordenadora: Drª. Suely Lima e Silva (promotora de Justiça do MP-ES)
Dr. Mario Rubens Assumpção (juiz de direito do TJSP – Programa Tem Saída)
Roberta Cristina Bispo de Carvalho (gerente geral do Sicoob Servidores)
Sr. Paulo Henrique Marques (representante da Arcelor Mittal)

17h15 | Debate

18h | Encerramento

Inscreva-se: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfn7Xb-GKewpfjMkzC-IJ1M_P-5chvdihGzRkLgYgN9HrJ-3A/viewform

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

30 de abril de 2024
Informe Estratégico – TST irá definir tese quanto ao direito de oposição à contribuição assistencial
29 de abril de 2024
Informe Estratégico – Alteração no cronograma de implantação do Domicílio Eletrônico Trabalhista
26 de abril de 2024
Informe Estratégico – Novas Portarias sobre exames toxicológicos a motoristas empregados