A emissão do certificado se trata do primeiro produto do Cindes que é aberto a todos, não somente às empresas associadas
O serviço de emissão de certificados digitais já está sendo oferecido pelo Centro da Indústria do Espírito Santo – Cindes, entidade do Sistema Findes, em parceria com a empresa Doccloud. O certificado é a “carteira de identidade” virtual, tanto das pessoas físicas quanto jurídicas, que permite a identificação ou realização de serviços eletrônicos e via internet com segurança. Fundamental para o comércio eletrônico, com ele é possível também assinar e enviar documentos on-line, como declaração de Imposto de Renda e escrituras contábeis, além de efetuar transações bancárias.
“Essa tecnologia permite conferir aos documentos assinados digitalmente a mesma validade jurídica dos equivalentes em papel assinados de próprio punho”, explica o coordenador do Cindes, Adilson Barreto. “Trata-se de uma ferramenta facilitadora para inúmeros processos que são demandados às pessoas físicas e jurídicas, sendo pré-requisitada em inúmeras situações”, acrescenta.
Vale destacar que a emissão do certificado digital se trata do primeiro produto do Cindes que é aberto a todos, não somente às empresas associadas. “É importante frisar que o foco é atender à indústria com benefícios e serviços, e por isso o associado do Cindes possui uma tabela com condições especiais. Mas a entidade saiu na frente ao disponibilizar para empresas e pessoas físicas em geral um tipo de serviço que é pré-requisito para abrir qualquer negócio”, conclui o coordenador do Cindes.
Parceria
A emissão do certificado digital pelo Cindes é realizada em parceria com uma empresa especializada. “A Doccloud é uma empresa especializada em certificação digital que oferece soluções de acesso às operações on-line para pessoas físicas e empresas com sólida experiência no mercado”, explica Adilson Barreto. “Tais credenciais tornaram-se pilares na tomada de decisão e efetivação dessa parceria de sucesso, a partir da qual o Cindes atua como Agente de Registro Doccloud no Estado”, conclui.