De acordo com o gerente do CIN-ES, Christiano Furtado (no centro da foto, em missão internacional na Escócia ano passado), o dólar alto favorece as exportações
O Centro Internacional de Negócios (CIN-ES) da Findes, entidade de fomento ao comércio exterior para a indústria capixaba, divulga seu cronograma de ações para 2016. Estão programadas capacitações empresariais, a continuidade do projeto Inserção Internacional Competitiva de Pequenos Negócios (Inseri) iniciado em 2015, e também estudos de mercado, implantação da certificação digital para o Espírito Santo e organização de missões empresariais para eventos como Angola Fashion Week, Sial China, Sial Paris e Colômbia Moda.
Mesmo com o panorama de crise iniciado em 2015 e que deve permanecer em 2016, o gerente do CIN-ES, Christiano Furtado, enxerga boas chances. “A oportunidade com o dólar alto é favorável para a exportação”, destaca Furtado. “No Espírito Santo, os setores que mais têm probabilidade de exportação são: confecção, piscicultura, frutas, café com maior valor agregado, calçado infantil, além das commodities como minério de ferro e celulose. Além disso, destaco também o setor de mármore e granito, que possui mercado consolidado e já exporta há bastante tempo”, completa o gerente do CIN-ES.
Sobre as ações do Inseri, Christiano Furtado esclarece: “De 12 a 20 de março estaremos fazendo o Prospect de Móveis no Chile, a exemplo do que fizemos no México no ano passado com o Prospect Energético. O Prospect é um estudo setorial com visitas a várias instituições e empresas. É uma das etapas do Programa Inseri”, que inclui ainda capacitação e consultoria e é fruto de um convênio entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae , como explica o gerente do CIN-ES.
Confira o cronograma de ações do CIN-ES para 2016:
Além das ações acima, o CIN-ES informa que o cronograma detalhado de ações para este ano pode ser solicitado por meio dos seguintes contatos:
3334-5789 / [email protected]