As reportagens concorrem nas categorias “Destaque Regional Sudeste”, “Especial – Educação” e “Especial – Inovação”
O Estado do Espírito Santo está com três equipes de jornalismo concorrendo entre os finalistas do Prêmio CNI de Jornalismo, uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria que visa a reconhecer o papel da imprensa e seu compromisso com a agenda do desenvolvimento do país.
As produções concorrem à premiação com veículos de todo o Brasil, como a revista “Exame” e os jornais “Correio Braziliense” e o “Estado de São Paulo”, entre outros. O resultado final será divulgado dia 29 de julho.
O jornalista e apresentador do noticiário “Bom Dia ES”, Mário Bonella, juntamente com a equipe da TV Gazeta, concorrem na categoria “Especial – Inovação” com a matéria: “Um motorista inovador gera economia de milhões de litros de água para empresa de ônibus“, exibida pelo Jornal Nacional, da TV Globo, em novembro de 2013.
Já na categoria “Especial – Educação”, o repórter Luciano Rosetti com seus colegas da TV Tribuna, afiliada do SBT em solo capixaba, participa com a matéria “A educação transforma vidas no interior do Espírito Santo”, veiculada em dezembro do ano passado.
Apresentada de junho de 2013, a série “Logística é Solução – Edição 2013”, desenvolvida pelo coordenador do Núcleo de Projetos Especiais da TV Vitória, Alex Cavalcanti, foi escolhida para concorrer à premiação como “Destaque Regional – Sudeste”.
Prêmio CNI de Jornalismo
A comissão de seleção do Prêmio CNI de Jornalismo 2014 foi formada pelos jornalistas Francisco Leali (O Globo), Ribamar Oliveira (Valor Econômico), Conceição Freitas (Correio Braziliense), Roseann Kennedy (Rádio CBN), Danielle Rafare (TV Globo Brasília), Ayr Aliski (Agência Estado) e Luciano Pires (FSB Comunicações).
Para cada uma das 12 categorias, foram selecionados três trabalhos, que passam a ser avaliados pela comissão julgadora. Dentre os 36 finalistas, quatro reportagens já foram pré-indicadas pelos selecionadores ao Grande Prêmio José Alencar de Jornalismo.
Para ver todos os trabalhos selecionados e saber mais detalhes sobre o Prêmio CNI de Jornalismo, acesse www.premiocnidejornalismo.com.br.
Prêmio Findes de Jornalismo
A Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo, a Findes, também promove premiação para reportagens voltadas para o mundo industrial através do Prêmio Findes de Jornalismo. Poderão concorrer matérias publicadas/veiculadas entre 10 de dezembro de 2013 e 1º de outubro de 2014. Veja mais detalhes sobre a premiação.
———————————-
Capixabas participantes do Prêmio CNI de Jornalismo
Categoria – Destaque Regional – Sudeste:
– Série “Logística é Solução”, (Alex Cavalcanti e equipe) da TV Vitória (Rede Record)
– “O trabalho que deixa marcas”, (Fabio Turci e equipe) da TV Globo (Jornal da Globo)
– Série “O negócio da bola”, (Paulo Henrique Lobato e equipe) do Estado de Minas
Categoria Especial – Educação:
– “Um retrato do Brasil analfabeto – Sobrevivendo na selva das vogais e consoantes”, (Branca Nunes) da Veja.com
– “A diferença começa na escola”, (Daniel Barros) da revista Exame
– “A educação transforma vidas no interior do Espírito Santo”, (Luciano Rosetti e equipe) da TV Tribuna
Categoria Especial – Inovação:
– “A capital dos indies”, (Bruno Silva) do Correio Braziliense
– “Um motorista inovador gera economia de milhões de litros de água para empresa de ônibus”, (Mário Bonella e equipe) da TV Globo (Jornal Nacional) – produzida pela TV Gazeta
– “Engenheiros ganham currículo novo”, (Carlos Lordelo e Paulo Saldaña), do jornal O Estado de S. Paulo