Um novo ciclo: Camerata Sesi remonta As Quatro Estações de Vivaldi em apresentação intimista

Projeto “Jardim Cultural” marca a retomada das atividades presenciais do Sesi Cultura, que desde março cumpre os requisitos de segurança para o combate à Covid-19.

As passagens das estações do ano serão retratadas de forma poética pela Orquestra Camerata Sesi com a obra mais icônica de Antônio Vivaldi, “As Quatro Estações”, na estreia do projeto “Jardim Cultural”, realizado pelo Sesi Cultura. A apresentação marca o retorno das atividades presenciais da entidade, que desde março cumpre os requisitos de segurança para o combate à Covid-19.

Com o apoio do Conselho Temático de Responsabilidade Social (Cores) da Findes, o projeto terá como palco os gramados do Sesi de Jardim da Penha e será dividido em duas fases: nos dias 17 e 18 de outubro, as apresentações serão exclusivamente para os profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à Covid-19 nos hospitais da Grande Vitória.

“Os médicos passaram por um momento muito difícil no enfrentamento à Covid-19. Então, vamos começar esse trabalho junto aos hospitais da Grande Vitória, em agradecimento aos esforços e dedicação dos profissionais da saúde nesse momento tão delicado pela qual passamos”, afirma o gerente de Cultura do Sesi ES, Marcelo Lages.

Já nos dias 24, 25, 30 e 31 de outubro, o evento será aberto para o público, Em todos os dias, o concerto será a partir das 19 horas. Com a direção geral de Marcelo Lages, gerente de Cultura do Sesi, e direção musical e solos de Gabriela Queiroz, o espetáculo promete emocionar.

Ciclos

“A ideia desse concerto iniciou com o comparativo de como foi essa passagem das quatro estações neste ano. O início e o fechamento de um ciclo. Ficamos praticamente todo o tempo em isolamento e agora vemos uma retomada”, lembra Marcelo.

Escrita em 1723, e considerada inovadora para a época, a obra de Vivaldi retrata o ciclo de um ano, narrando as passagens das estações. A inspiração do compositor foram os ciclos do planeta e suas consequências na natureza: “A Primavera”, “O Verão”, “O Outono” e “O Inverno”.

Com a chegada da Primavera, em 2020, presenciamos a retomada das atividades no Espírito Santo e no Brasil. As normas começaram a ser afrouxadas, possibilitando a ocupação dos espaços, mas ainda exigindo cautela e cumprimento de protocolos de saúde e segurança. Por isso, o público máximo do concerto será de 50 pessoas com o distanciamento mínimo de 1,5m.

“Neste projeto, estamos associando o término de um ciclo e o início de outro. Queremos um contato das pessoas com o ar livre. O cenário desse concerto é todo natural e a Camerata estará acústica, o que remete ao início das Orquestrações que não tinha o som mecânico, sem microfones. O público terá o som mais puro, saindo direto do instrumento e indo direto para ele”, comentou o gerente de Cultura.

Surpresas

A plateia será surpreendida com um concerto intimista, ao ar livre, onde poderá se sentar confortavelmente em pufes e curtir a música clássica à luz do luar. O Cultura Café, novo espaço do Centro Cultural Sesi, que também será inaugurado neste mês, abrirá nessas noites para que o momento seja ainda mais especial.

Os protocolos de segurança serão rigorosamente cumpridos, como a aferição da temperatura na entrada, o uso de máscara, distanciamento social, além de serem disponibilizadas estações com álcool em gel. Os ingressos serão vendidos pelo site sesiculturaes.com.br a partir do dia 18 de outubro e serão limitados a 50 lugares por sessão.

* Por Fiorella Gomes

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

26 de abril de 2024
Multinacional de petróleo e gás vai apresentar os investimentos que fará no ES
25 de abril de 2024
Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade
25 de abril de 2024
Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia lista 19 propostas para tornar mercado de gás no ES mais competitivo