Arcelor anuncia religamento de alto-forno 3: Findes comemora decisão e destaca retomada da economia

 A ArcelorMittal Tubarão informou nesta terça-feira (22) que fará o religamento do seu terceiro alto-forno, parado desde abril deste ano por conta do cenário econômico desfavorável. A volta do equipamento, no momento em fase de limpeza e pequenas manutenções necessárias para retomar sua operação, deverá ocorrer a partir da segunda semana de outubro, se o cronograma não sofrer algum contratempo.

A presidente da Findes, Cris Samorini, conversou sobre essa decisão com o presidente da ArcelorMittal, Benjamin Baptista Filho, e comemorou a decisão.

“Esta é mais uma boa notícia que reforça o que gente já vinha falando. Depois do resultado negativo do PIB no segundo trimestre, de abril, maio e junho, o Índice de Confiança do Empresário Industrial, do Ideies, mostrou que o otimismo voltou ao nível pré-pandemia. A retomada da economia é real. A Arcelor amplia sua capacidade de produção para atender o mercado externo, o que é mais um sinal positivo para a indústria”, disse Cris Samorini, presidente da Findes.

O religamento é uma decisão estratégica diante da aparente tendência de recuperação pela qual o setor vem passando. Embora ainda seja cedo para avaliar os próximos cenários, incluindo se haverá retomada e se ela será sustentável, a empresa quer estar preparada para uma maior e mais rápida flexibilização operacional, caso o mercado continue respondendo positivamente.

Com a volta da operação do equipamento, que tem capacidade nominal de 2,8 milhões de toneladas por ano, a ArcelorMittal Tubarão seguirá operando seus três altos-fornos com suas capacidades reduzidas, visando atender os clientes que começam a retomar gradualmente o consumo, e para garantir a otimização operacional da planta.

Assim como tem feito em toda a sua operacionalização desde o início da pandemia do Novo Coronavírus, o processo de religamento do Alto-Forno 3 da ArcelorMittal Tubarão seguirá rigorosamente todas as orientações e protocolos recomendados pelas autoridades da área de saúde para controle da disseminação da Covid-19 entre seus empregados e terceiros.

Isso inclui, entre outras ações, distância de segurança em todas as salas de controle, com marcação no solo para sinalizar; distanciamento seguro nos ambientes coletivos, incluindo os refeitórios e veículos, reforço nas ações de higienização dos espaços internos e desinfecção de ferramentas de uso coletivo utilizando lâmpadas de UV-C.

Além disso, a empresa continua com a implantação do trabalho remoto para as funções administrativas, distribuição de máscaras de tecido para usar no transporte coletivo e dentro da usina, medição da temperatura de todos que acessam à empresa, disponibilização de atendimento psicossocial extensivo aos familiares e intensificação das campanhas orientativas.

Com informações da Assessoria de Imprensa da ArcelorMittal Tubarão

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recentes

26 de junho de 2026
FINDES lança prêmio para reconhecer boas práticas ESG da indústria capixaba
24 de junho de 2026
Invenções rurais ganham apoio do Instituto SENAI para se tornarem soluções para o mercado 
24 de junho de 2026
IAE-FINDES: Economia do ES cresce 2,2% no 1º tri e supera média nacional