Análise do Ideies aponta que Espírito Santo cresceu acima da média nacional em 2017

O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), divulgado pelo Banco Central, confirmou que a economia capixaba vem se recuperando acima da média nacional. Em 2017, o IBCR-ES registrou 1,5% de crescimento, contra 1,04% do IBC-BR. Segundo análise produzida pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies), o resultado reflete, principalmente, o desempenho da indústria capixaba.

“O setor industrial teve variação positiva de 1,7% em 2017, de acordo com a pesquisa da produção física do IBGE, alcançando resultados melhores que os setores de serviços e comércio”, destaca o diretor-executivo do Ideies, Marcelo Saintive. “A análise da série histórica mostra que o IBCR funciona como prévia do PIB capixaba, confirmando a recuperação gradual da economia do Espírito Santo, muito impulsionada pela retomada da indústria”, enfatiza.

A publicação mostra, ainda, que o IBCR-ES cresceu 0,85% na variação de novembro para dezembro de 2017. Na comparação com o mesmo mês de 2016, o índice apresentou alta de 2,51%. O crescimento acumulado no ano de 1,5% reverte a queda de -8,2% sofrida em 2016.

Confira a íntegra da nota publicada pelo Ideies em www.ideies.org.br/nota

Por Rafael Porto

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

30 de abril de 2024
Informe Estratégico – TST irá definir tese quanto ao direito de oposição à contribuição assistencial
29 de abril de 2024
Informe Estratégico – Alteração no cronograma de implantação do Domicílio Eletrônico Trabalhista
26 de abril de 2024
Informe Estratégico – Novas Portarias sobre exames toxicológicos a motoristas empregados