17/04/2016 – Alunos do Senai-ES participam das etapas iniciais da Olimpíada do Conhecimento

Entre os dias 26 a 29 de abril, será realizada a Etapa Estadual, no Senai-ES Vitória

Em 2016 as regras da Olimpíada do Conhecimento mudaram. Até ano passado a competição era realizada em um evento único, disputado em alguma capital brasileira onde os vencedores compunham a equipe nacional na WorldSkills. Para esse ano a escolha dos representantes passou a ser decentralizada, por meio de seletivas que serão realizadas nos Estados e reunirão os campeões das Etapas Estaduais.

O novo formato da OC traz, ainda, a Olimpíada de Desafios, que acontecerá em outubro, em Brasília. Os jovens serão desafiados a executar tarefas do dia a dia da indústria em diversos setores. Vencem aqueles que alcançarem as melhores notas em três dias de prova.

As equipes do Espírito Santo já estão se preparando. Entre os dias 26 a 29 de abril, será realizada a Etapa Estadual, no Senai Vitória. Nesta etapa serão 10 alunos de sete unidades estão concorrendo nas seguintes ocupações: TI – Solução em Software, Soldagem, Web Design, Eletricidade Predial, Eletricidade Industrial, Tecnologia da Moda.

A rotina de treinos em preparação para as provas é intensa, cerca de 8h por dia. Os competidores contam, ainda, com acompanhamento técnico e psicológico. Além dos treinos, os alunos são avaliados com base no índice de cada ocupação e passam por simulados.

Os estudantes que se saírem bem passam a treinar para a Seletiva World Skills, concorrendo a uma chance de se tornar Top 1 da ocupação e ir direto para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Mais que uma competição, a Olimpíada é uma vitrine para os estudantes, segundo o docente Cássio Oliveira Rossoni, que desempenha o papel de Avaliador Líder de Eletricidade Predial na OC. “No último ano, um competidor de Eletricidade Predial foi contratado por uma grande empreiteira da capital pelo bom resultado. Ele, e muitos estudantes, são contratados pelo bom desempenho, mesmo não sendo campeões”, observa Cássio.

Olimpíada de Desafios

A nova Olimpíada do Conhecimento apresenta mudanças para o “projeto competição”, com o objetivo de atrair o jovem e estar de acordo com as mudanças tecnológicas da indústria. Equipes multidisciplinares de competidores desenvolverão projetos focados em soluções para empresas e ou à comunidade. Os Desafios do Conhecimento são definidos por áreas tecnológicas e não por ocupações. Atualmente na Olimpíada do Conhecimento existem seis áreas tecnológicas: -Tecnologias de Manufatura e Engenharias; -Tecnologia da Informação e Comunicação; -Tecnologias da Construção Civil e Edificações; Transporte e Logística; -Moda e Criatividade; -Serviços.

O Senai-ES está participando com três projetos: Casa Popular Inteligente, desenvolvido por alunos da unidade de Araçás; Carro Ecológico Compartilhado, criado por alunos de Aracruz e Roupas Inteligentes, feito pela equipe de Colatina. No dia 05 de maio, as equipes irão enviar os projetos e os planos de negócios para Brasília. Caso sejam aprovados, até 15 de maio os projetos deverão ser apresentados com até 70% de finalização.

Para a gerente de educação profissional do Senai, Zilka Teixeira, o novo formato possibilita que os alunos utilizem amplamente todo o conhecimento adquirido nos cursos e ainda aprendam a trabalhar equipe.

Por Evelyn Trindade

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

8 de outubro de 2024
PIM-PF: Em 12 meses, produção industrial do ES cresce 6,1%
3 de outubro de 2024
Informe Estratégico – Novo modelo de transação tributária para débitos de ICMS
2 de outubro de 2024
Sesi ES oferece mais de 300 vagas gratuitas para Nova EJA, com certificação profissional