Sérgio Brambilla, vice-presidente institucional da Findes em Venda Nova do Imigrante destacou as ações do Sistema Findes durante a 2º Semana do Empreendedor em Afonso Claudio
“Gosto do impossível porque lá a concorrência é menor”. Com essa citação do empresário e artista estadunidense Walt Disney, o diretor para assuntos do Sesi-ES, Jose Carlos Bergamin, abriu a participação oficial do Sistema Findes na 2º Semana do Empreendedor no município de Afonso Claudio. Com o tema “Empreendedorismo na Crise”, Bergamin ministrou palestra nessa segunda-feira, dia 18 de abril, no Centro Cultural José Ribeiro Tristão.
Veja também:
Semana do Empreendedor em Afonso Claudio terá ações do Sistema Findes
Sérgio Brambilla, vice-presidente institucional da Findes em Venda Nova do Imigrante e região destacou, em sua fala de abertura, a importância do apoio da entidade. “É com muita alegria que nós, membros de um núcleo regional composto por dez municípios, apoiamos e trazemos ações que agregam e enriquecem nosso evento oferecendo qualificação, atividades recreativas, cultura e lazer para os moradores”, enumerou o dirigente.
O prefeito Wilson Berger Costa esteve presente na abertura e concordou que, mesmo em um momento difícil, é necessário manter os eventos que mobilizam a comunidade a pensar de uma forma diferente a ponto de se tornar empreendedora. “A Semana do Empreendedor faz com que as pessoas envolvidas se sintam motivadas e ajuda a consolidar parcerias em torno de um projeto de desenvolvimento mais forte.”, comemorou o prefeito.
Entre as demais ações do Sistema Findes durante a semana está a palestra do diretor adjunto da Findes na região e proprietário da indústria Kebis, Valter Braun Kebis, intitulada “Empreender transformando ideias em realidade”. A apresentação será na quarta-feira, dia 20 de abril, às 19h, e enfatizará os pilares de sustentabilidade aplicados na empresa em que ele é sócio-fundador.
Palestra de abertura
O diretor para assuntos do Sesi-ES, Jose Carlos Bergamin, mostrou aos participantes da palestra de abertura, números do atual cenário econômico do Brasil e do Espírito Santo
Com uma análise sobre a crise política e econômica atual, José Carlos Bergamin apontou números ruins para a indústria brasileira e capixaba com tendência de queda até o final do ano. Na apresentação, o diretor reforçou que o crescimento do Brasil passa, necessariamente, pelo crescimento da indústria, a base do restante da economia.
“É fundamental que a confiança do empresário e do empreendedor volte a ser aguçada para que haja mais investimentos e, consequentemente, geração de emprego e de renda. Temos mais de 9,1 milhões de trabalhadores desempregados no Brasil. Só no Espírito Santo, 45 mil postos de trabalho foram fechados no ano que passou.”, pontuou Bergamin.
O diretor mostrou para os participantes vários números de pesquisas variadas, todas com ênfase no tema empreendedorismo. “Dos empreendedores identificados em 2015, somente 14% procuraram algum órgão de apoio ao empreendedorismo. Os demais, 85,9%, não procuraram ninguém para apoio no empreendimento.”, expôs.
Lideranças políticas e empresarias da região prestigiaram a abertura da Semana do Empreendedor
Outro dado importante trazido foi a capacidade empreendedora do povo brasileiro, que chega a 54% da população. “Os especialistas recomendam que os empreendedores busquem qualificação e educação para implantar seus negócios dando sustentabilidade e tornando seu empreendimento mais robusto e preparado para driblar qualquer tipo de crise.”, completou.
O diretor finalizou animando a plateia formada por gestores públicos, por empresários, por estudantes e por convidados dizendo que vale a pena iniciar um negócio agora. “A experiência mostra que é na crise que muitos projetos bem-sucedidos foram iniciados. Teremos capacidade de enxergar uma luz no fim do túnel.”, frisou.
Por Milan Salviato