Será apresentada nesta terça-feira (22), durante a MEC Show 2014, no estande da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), a Agenda Estratégica definida pelo Fórum Capixaba de Petróleo e Gás, sob a coordenação do empresário membro da Diretoria do Sistema Findes, Luiz Alberto Carvalho.
Uma parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), Sistema Findes e Petrobras, o Fórum Capixaba de Petróleo e Gás foi instituído com o objetivo de articular e apoiar as ações das organizações que atuam no Estado do Espírito Santo em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva de petróleo e gás.
De maneira geral, é um espaço de articulação estratégica e interlocução público-privada para maximizar a participação da indústria local de bens e serviços nas demandas daquela cadeia produtiva.
Participam do Fórum a Petrobras e outras operadoras de petróleo e gás, associações empresariais, entidades de classe, instituições de ensino e tecnologia, governos federal, estadual e municipais e instituições de fomento, para discussão e negociação das estratégias capazes de garantir o alinhamento entre as iniciativas regionais e nacionais de desenvolvimento da cadeia de fornecedores de bens e serviços para o setor.
A Agenda Estratégica define cinco itens indutores para o desenvolvimento da cadeia petróleo e gás capixaba.O primeiro, sob coordenação da Sedes, é a elaboração de uma agenda integrada de participação em eventos, que busca assegurar a presença do Estado nos eventos e fóruns de interesse do setor de forma articulada e planejada, com foco em resultados.
O Programa de Promoção de Joint Ventures tem por objetivo a promoção de ambientes favoráveis à criação de joint ventures por meio de transferência de tecnologia, com a coordenação do IEL-ES, entidade do Sistema Findes.
O Polo de Inovação em Petróleo e Gás pretende articular e ampliar o projeto, para promoção de pesquisa, desenvolvimento e inovação em processos, produtos e serviços com conteúdo local e nacional, e é coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).
Com a coordenação do IEL-ES e do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), o Programa de Atendimento a Demandas Tecnológicas busca ampliar a geração de negócios para as empresas capixabas por meio da participação das empresas-âncoras nas ações de desenvolvimento tecnológico e inovação.
Por fim, sob a coordenação do Senai, o Observatório de Formação e Qualificação tem como meta acompanhar as ações de capacitação e formação existentes, identificando novas demandas e propondo novas ações.
Durante a apresentação da Agenda Estratégica, o coordenador-executivo, Luiz Alberto Carvalho, vai explicar e esclarecer ao público alvo, formado por empresários do setor de petróleo e gás e fornecedores, além das entidades parceiras, todas as ações já desenvolvidas pela equipe que coordena o Fórum Capixaba de Petróleo e Gás.