14/01/2016 – Adolescentes internos recebem cursos do Senai-ES

As aulas acontecem por meio do Pronatec nas unidades do Iases

Para muitos adolescentes que cumprem medida socioeducativa nas Unidades de Internação do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), a inserção no mercado de trabalho e a possibilidade de iniciar uma trajetória profissional representam uma nova oportunidade. E foi com essa perspectiva que 116 adolescentes iniciaram, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), cursos profissionalizantes ministrados por docentes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo (Senai-ES).

Em Cachoeiro de Itapemirim, 21 adolescentes da Unidade de Internação Regional Sul (Unis Sul) estão participando do curso profissionalizante de mecânico de motocicleta, com carga horária de 320 horas. Os adolescentes aprendem sobre o funcionamento de motores, cilindros, cabeçotes e válvulas, além de conceitos básicos da Mecânica em geral e conceitos de Eletricidade – e, é claro, as técnicas de reparo.

Já os adolescentes da Unidade de Internação Regional Norte (Unis Norte), localizada em Linhares, receberam a unidade móvel de panificação no local. Com uma carga horária de 220 horas, os 20 adolescentes inscritos estão aprendendo técnicas profissionalizantes de panificação e confeitaria, elaboração de produtos de panificação, preparo de massas, coberturas e recheios, normas técnicas de segurança, higiene e saúde do trabalho.

No Centro Socioeducativo (CSE) de Cariacica, estão sendo oferecidos aos adolescentes quatro cursos profissionalizantes. No de gesseiro, com duração de 180 horas, os docentes ensinarão os 20 alunos a fabricar, instalar e montar placas e peças, realizar revestimento e rebaixar tetos com placas de gesso, decorar e montar paredes divisórias com blocos e painéis de gesso. Já os 20 adolescentes que optaram pelo curso de mecânico de automóveis leves aprenderão a realizar manutenção do motor e dos sistemas de freios, suspensão, direção e transmissão. No total, serão 420 horas de aulas. Além disso, também estão sendo oferecidos os cursos de mecânico de motocicleta e de padeiro, com 20 adolescentes inscritos em cada modalidade.

Em todos os cursos, os adolescentes recebem material didático, lanche, além de terem aula prática no local. Ao final das atividades, os adolescentes ganham um certificado de conclusão do curso.

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

3 de julho de 2024
MRV Engenharia quer fazer negócios com empresas do ES
2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse
1 de julho de 2024
Multinacional italiana está em busca de fornecedores do ES