18/05/2016 – Escola Móvel em Santa Maria de Jetibá transforma a vida de trabalhadores locais

Instalada em Santa Maria de Jetibá desde julho de 2015, a Escola Móvel tem mudado a vida de trabalhadores daquela localidade. Com o objetivo de levar educação profissional para as cidades que não contam com escolas fixas do Sistema Findes, a Escola Móvel formou alunos que tiveram oportunidade de se qualificar com certificado do Senai e conquistaram vagas no mercado de trabalho, atualmente muito competitivo.

Anderson Dias Coutinho frequentou o curso de Mecânica Automotiva e, após formado, prestou concurso público realizado pela prefeitura municipal. O resultado não poderia ter sido melhor: ele passou em primeiro lugar e já está trabalhando na área.

“O curso e o certificado do Senai fizeram toda a diferença em minha vida. Estou realizado! Antes era professor do Ensino Fundamental; agora, sou concursado na área que sempre sonhei em trabalhar, mecânico”, contou Anderson.

Já Alzira Fleger fez dois cursos de costura: Modelista e Costureiro Industrial do Vestuário Tecido Plano. “Sempre costurei, mas de forma amadora, até uma cliente chamar minha atenção por ter errado na costura de uma peça que ela me solicitou. Isso me motivou a buscar qualificação profissional. Com a chegada da Escola Móvel aqui no município, consegui fazer os dois cursos e agora tenho dois certificados do Senai. Sou uma profissional qualificada, continuo trabalhando por conta própria e estou muito feliz por essa conquista”, comemorou.

A jovem de 17 anos Lorraine Miertsthink está fazendo o curso de Assistente Administrativo e pretende se tornar uma microempreendedora. “É o segundo curso que eu faço na Escola Móvel. O primeiro foi de Costureira e Modelista e agora, de Assistente administrativo, que vai me auxiliar no controle da gestão financeira e na coordenação das atividades logísticas e administrativas. Terei conhecimentos básicos e essenciais para que eu consiga abrir meu próprio negócio e exercer uma boa gestão”, definiu.

Ao todo, a Escola Móvel disponibilizou, no município, mais de 400 vagas nos cursos de Padeiro, Confeiteiro, Salgadeiro, Modelista, Costureiro Industrial do Vestuário Tecido Plano, Mecânico de Motos, Mecânico de Automóveis Leves, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, NR 10, Operador de Computador, Montagem e Manutenção de Computadores, Assistente Administrativo, Pedreiro de Alvenaria e Vedação. Trezentos alunos já concluíram os cursos e receberam seus certificados.

Sobre a Escola Móvel

A primeira Escola Móvel foi instalada em Governador Lindenberg, região noroeste do Estado, depois foi para Baixo Guandu e atualmente está em Santa Maria de Jetibá. Os cursos oferecidos são de Eletricista, Pedreiro, Padeiro, Costureiro, Mecânico, Informática, Segurança do Trabalho, Operador de Retroescavadeira e outros. Até o momento, 1.120 alunos das três localidades receberam o certificado de conclusão.

As Escolas Móveis possuem toda a infraestrutura necessária para fornecer aulas de qualidade, com salas de aulas e laboratórios. Os cursos duram em média um ano e são divididos entre iniciação, qualificação básica, aperfeiçoamento e especialização profissional.

A unidade é montada com módulos educacionais articuláveis, que formam salas de aulas, oficinas e laboratórios. O processo de montagem dura cerca de 15 dias. “A Escola Móvel tem 504m² de área construída e mais 200m² de área externa, com duas tendas que formam as oficinas onde acontecem as aulas práticas de Mecânica Automotiva, Mecânica de Moto e Instalação Elétrica”, explicou o gerente da Escola Móvel, Leonardo Leal.

Por Milan Salviato

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

3 de julho de 2024
MRV Engenharia quer fazer negócios com empresas do ES
2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse
1 de julho de 2024
Multinacional italiana está em busca de fornecedores do ES