O Senai-ES iniciou no último dia 11 de maio o Programa de Capacitação em Saúde e Segurança do Trabalho, que tem como objetivo capacitar a equipe de gestores e docentes de suas unidades em conteúdos teóricos e práticos da área de Segurança do Trabalho, visando a minimizar situações de risco e ampliar a cultura de segurança no ambiente de trabalho. A capacitação contou com cerca de 60 participantes.
Na ocasião, os gestores tiveram o primeiro módulo, com o tema: O papel do Líder na Segurança, com palestras realizadas por profissionais do Sistema Findes e representantes da Vale e do 38º Batalhão de Infantaria:
– Diógenes Vale, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Diretoria de Pelotização da Vale e do Complexo de Tubarão;
– Thiago Quadros, capitão do 38º Batalhão de Infantaria;
– Letícia Vazzoler, técnica em Segurança do Trabalho do Sesi-ES; e
– Erick Thadeu Miranda, especialista do Departamento de Educação do Senai-ES.
“Esse tipo de ação é fundamental para o bom funcionamento das indústrias e, particularmente, do ambiente de trabalho nas escolas do Senai-ES e no Sistema Findes como um todo”, afirma o diretor para Assuntos do Senai-ES, Benízio Lázaro, que participou da capacitação. “Para a maioria dos presentes na capacitação, o que foi dito pelos palestrantes na verdade se configurou em lembranças do que eles já sabem, sobre o que já foram treinados. Contudo, passar por processos de reciclagem e, se possível, de aquisição de novos conhecimentos, é fundamental para um melhor exercício das funções”, completa o dirigente.
Sobre as palestras, Benízio Lázaro enfatiza a importância do conteúdo transmitido. “Tivemos nesse evento palestras de altíssimo nível, ministradas por profissionais que conseguem unir a teoria com a prática. Os exemplos trazidos por eles nos mostraram que pequenas ações no dia a dia evitam grandes acidentes. Após esse evento, tenho a certeza de que o Senai-ES está no caminho certo para promover um ambiente ainda mais seguro no trabalho”, completa o diretor para Assuntos do Senai-ES.
Novas ações
No total, serão realizados quatro módulos de capacitação até outubro de 2017, tanto para gestores quanto para docentes. As ações acontecem em todas as unidades do Senai-ES (para docentes: Vitória, Vila Velha, Serra, Aracruz, São Mateus, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Anchieta) e também na sede do Sistema Findes (para os gestores).
Por Fabio Martins