29/06/2015 – Projetos inovadores no reuso da água são apresentados na Findes

 A Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo – Findes, por meio do seu Conselho Temático de Meio Ambiente – Consuma, promoveu nessa quarta-feira (24) o seminário “Cenários para o Reuso de Água nas Indústrias do Espírito Santo – Módulo II: Experiências de Sucesso”. O evento, realizado no auditório do Ed. Findes, em Vitória, deu prosseguimento ao ciclo de debates iniciado no módulo I, desta vez com apresentação de casos de sucesso no reuso da água pela indústria e pelo setor empresarial em geral. 

O presidente do Consuma, Wilmar Barros Barbosa, abriu oficialmente o evento enfatizando a importância da discussão do tema nesta nova etapa, com a apresentação de soluções que, inclusive, promovem uma redução radical no valor das contas de água pagas pelas indústrias. Em seguida, o diretor de Infraestrutura de Reservação e Distribuição Hídrica da Agência Estadual de Recursos Hídricos – Agerh, Robson Ribeiro, destacou que, embora o momento crítico ocorrido em janeiro deste ano tenha ficado para trás, fato semelhante pode voltar a acontecer, o que reafirma a importância do seminário e suas propostas. 

Download de todas as apresentações 

Antes das apresentações dos casos de sucesso no reuso da água, o engenheiro da Agerh, Luiz Henrique Nobre Bof, apresentou um panorama geral e também histórico das bacias hidrográficas que abastecem o Espírito Santo. Em seguida, a subsecretária de Estado de Meio Ambiente – Seama, Caroline Weber, citou: “É dos momentos de crise que as soluções mais inovadoras surgem, pois o reuso da água é uma questão que toda a sociedade tem que abraçar”. 

Download da apresentação da AGERH 

Casos de sucesso no reuso da água

A primeira apresentação no evento foi “Reuso de Água na Indústria Têxtil: cases de sucesso em Minas Gerais”, do engenheiro Adriano Scarpa Tonaco, da Gerência de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Fiemg. Tonaco mostrou as diversas etapas do processo industrial que permitem o reuso de água no setor têxtil, enfatizando a necessidade de se promover o reuso da água não somente por questões ambientais, mas pela economia na conta de água. O engenheiro da Fiemg completou sua apresentação mostrando três exemplos bem-sucedidos de empresas que fazem o reuso. 

Download da apresentação da FIEMG

Em seguida, foi a vez da apresentação “Reuso de Água em Postos de Gasolina e Lavanderias”, do engenheiro da empresa Metalsinter (SP), Reinaldo Ferreira. Entre as soluções apresentadas por Reinaldo, há o reaproveitamento de até 85% da água utilizada em postos de gasolina e lavanderias da cidade de São Paulo. O engenheiro destacou ainda que os equipamentos são compactos, gerando baixo impacto nos empreendimentos citados, que são todos localizados em áreas densamente ocupadas. Com o reuso da água, algumas empresas tiveram, por exemplo, redução de uma média de R$ 6 mil para menos de R$ 700 por mês no valor da conta de água.  

Download da apresentação da Metalsinter

O engenheiro Valério Raymundo, do Sindirochas-ES, mostrou a seguir as soluções buscadas pelo segmento de rochas ornamentais do Espírito Santo para o reuso da água. De acordo com Valério, o Estado, por ser o 2º maior exportador de rochas ornamentais do mundo, carece de métodos práticos e de baixo custo para reaproveitar a água utilizada na produção – incluindo a captação de água da chuva. 

 Download da apresentação do Sindirochas-ES 

“Todas as empresas – e não somente as de grande porte – devem promover o reuso da água. Trata-se de uma questão de sustentabilidade e de grande economia no valor do que se paga pela água consumida”, enfatizou o diretor comercial da empresa Água P.U.R.A., Manoel Gomes de Souza, logo no início de sua apresentação, voltada para casos de sucesso em lavanderias e lava-jatos no Espírito Santo. Em alguns exemplos apresentados por Manoel, a economia no valor da conta de água chega a 90%. 

Download da apresentação da Água P.U.R.A. 

A última apresentação foi realizada pelo engenheiro do Departamento de Meio Ambiente do Senai-ES, Damião Costa Devéns, que mostrou o trabalho realizado pela entidade no Espírito Santo para a criação de soluções de reuso da água em todos os processos da construção civil.

Download da apresentação do Senai-ES 

Ao final das apresentações, o vice-presidente do Consuma, Roosevelt Fernandes, conduziu um debate aberto a perguntas da plateia, tendo na composição da mesa os palestrantes e os representantes da Agerh e da Seama.

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

3 de julho de 2024
MRV Engenharia quer fazer negócios com empresas do ES
2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse
1 de julho de 2024
Multinacional italiana está em busca de fornecedores do ES