Marcos Guerra discursa durante a abertura do evento
Uma região com quase um milhão de habitantes e responsável por 25% do Produto Interno Bruto do Espírito Santo. Os números comprovam a força do sul do Espírito Santo, tema central de debate no encontro de lideranças “Avança Sul”, realizado no último sábado (20) em Pedra Azul, Domingos Martins. Organizado pela Rede Gazeta, com apoio do Sistema Findes e do Sicoob, o evento deu voz às demandas locais e viabilizou o diálogo entre os principais atores do desenvolvimento econômico capixaba.
Estiveram no evento o governador Paulo Hartung, o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, os vice-presidentes institucionais da Findes em Cachoeiro de Itapemirim e Anchieta, respectivamente, Áureo Mameri e Fernando Kunsch, secretários de Estado e representantes dos principais setores produtivos. Em pauta, perspectivas e ações que possam revigorar a região, combalida pela escassez de investimentos em infraestrutura, e ampliar a competitividade das empresas.
Para o presidente do Sistema Findes, a iniciativa de reunir empresários em torno de um mesmo objetivo é essencial para alcançar êxito na busca por soluções. “Um dos pilares da nossa gestão à frente do Sistema Findes é a interiorização. Percebemos que era necessário trazer os industriais para dentro da Federação e ouvir suas sugestões e críticas antes de anunciarmos qualquer projeto. A região sul precisa dessa integração para alcançar novos caminhos de desenvolvimento, já que gera mais de 130 mil empregos e responde por quase metade do PIB industrial do Espírito Santo”, discursou durante a abertura do encontro.
O governador Paulo Hartung destacou o ajuste fiscal em curso no Governo do Estado. “O Brasil vive um momento de instabilidade, resultado da crise de 2008 e da intervenção excessiva realizada pelo Governo na economia nacional. Somos o único Estado que organizou o orçamento antes da crise estourar, cientes de que nossos recursos vinham em queda desde 2014 e de que precisávamos preservar nossa capacidade de investimento. Buscamos o diálogo junto ao Governo Federal e vamos estimular parcerias com a iniciativa privada para dar andamento às obras da BR 262 e da ferrovia Vitória-Rio”, detalhou.
O governador Paulo Hartung e parte de seu secretariado participaram do encontro
Investimentos
Ainda durante a manhã, os secretários de Estado de Desenvolvimento, Planejamento e Agricultura detalharam os investimentos públicos na região e as perspectivas para cada setor produtivo. Na visão do vice-presidente institucional da Findes em Cachoeiro de Itapemirim, Áureo Mameri, a iniciativa demonstra a sintonia entre classe industrial e governo. “A decisão de estar presente demonstra a vontade de encontrar alternativas para a crise. O governo quer falar e nós queremos ouvir. Esse é o ambiente ideal”, argumentou.
Para o coordenador do Movimento Empresarial Sul Espírito Santo (Messes), José Bessa Barros, os números apresentados e as discussões realizadas constroem um Espírito Santo possível. “Precisamos trabalhar com otimismo e pé no chão. Estamos aqui exortando o empresariado, viabilizando novos negócios e firmando compromissos com o governo, até mesmo para cobrar depois o que tem sido debatido aqui. Queremos ouvir, propor alternativas e trabalhar juntos”, enfatizou Bessa.