23/06/2015 – Findes apresenta experiências de sucesso no reuso da água pela indústria

A Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo – Findes, por meio do seu Conselho Temático de Meio Ambiente – Consuma, promove no próximo dia 24 de junho o seminário “Cenários para o Reuso de Água nas Indústrias do Espírito Santo – Módulo II: Experiências de Sucesso”. O evento será realizado a partir das 14h no Auditório do Ed. Findes, em Vitória, e dará prosseguimento ao ciclo de debates iniciado no módulo I, ocorrido no dia 2 de junho. O evento é voltado para empresários, gestores de recursos hídricos tanto da iniciativa privada quanto do poder público, e sindicatos industriais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site: www.sistemafindes.org.br/eventos

“O módulo I teve como foco a discussão das bases legais – ainda não plenamente definidas – do tema ‘reuso de água’, enquanto que no módulo II partiremos para um viés mais ‘operacional’, pois apresentaremos os casos de sucesso no reuso da água por parte de diversos segmentos industriais”, explica o vice-presidente do Consuma, Roosevelt Fernandes. “Os resultados do módulo I foram altamente satisfatórios, pois se observou uma convergência das posições da Seama (Secretaria de Estado de Meio Ambiente), Agerh (Agência Estadual de Recursos Hídricos) e Cesan (Companhia Espírito-Santense de Saneamento) frente às expectativas do segmento industrial, que vê no reuso uma significativa opção de solução para a escassez de água no Espírito Santo”, completa o dirigente.

“Assegurado no módulo I que existem condições legais para a adoção do reuso no Espírito Santo, no módulo II vamos apresentar situações específicas em que o uso racional da água vem sendo adotado no Estado”, esclarece Roosevelt Fernandes. “Neste módulo do próximo dia 24, os empresários tomarão conhecimento das tecnologias disponíveis, como elas operam, o custo de investimento e o tempo mínimo para retorno do capital investido. Ou seja, o foco será dirigido especificamente para gestores de empresas que precisam adotar alternativas de uso racional da água”, finaliza o vice-presidente do Consuma.

 

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

3 de julho de 2024
MRV Engenharia quer fazer negócios com empresas do ES
2 de julho de 2024
Nova diretoria do Sindicopes toma posse
1 de julho de 2024
Multinacional italiana está em busca de fornecedores do ES