11/06/2015 – Orquestra Camerata Sesi-ES apresenta novo concerto do Ciclo Beethoven nesta sexta-feira (19)

A Orquestra Camerata Sesi-ES dá prosseguimento à temporada 2015 de concertos no próximo dia 19 de junho, sexta-feira, com mais uma edição do Ciclo Beethoven, desta vez executando as sinfonias nº 5 e nº 7. O concerto, com regência do maestro titular da Camerata, Leonardo David, terá como convidada a violinista Gabriela Queiroz, e será realizado no Teatro do Sesi-ES às 20h, como parte da série “Sesi-ES Música Clássica”. Entrada segue com preços populares: R$ 1,00 (meia) e R$ 2,00 (inteira). Classificação livre.

“O Ciclo Beethoven consiste em apresentar ao público capixaba, ao longo da temporada 2015, todas as sinfonias do mestre alemão”, explica David. Para o concerto dessa semana, serão apresentadas a Sinfonia nº 7 em Lá Maior, Op. 92, e a Sinfonia n.º 5 em Dó Menor, Op. 67. “As duas sinfonias, escritas entre 1804 e 1808, estão entre as composições mais populares de todo o repertório da música clássica europeia, assim como também estão entre as mais executadas por orquestras de todo o mundo”, completa.

“Os quatro movimentos dessas duas sinfonias constituem a particularidade de uma homogeneidade orquestral. O primeiro andamento, revelando grande tensão, denunciada pelas cordas, eleva a um dramatismo extremo. O segundo andamento revela solenidade; uma marcha fúnebre que se eleva pela sua emoção e beleza. O terceiro andamento, uma crispação. O quarto andamento, magnificência”, explica o maestro. “Ainda neste programa, executaremos uma preciosa jóia do repertório violinístico: o romance para violino e orquestra, do compositor tcheco Antonin Dvorak. Como solista nesse momento, teremos também a participação da violinista Gabriela Queiroz”, destaca Leonardo David.

Gabriela Queiroz

A solista convidada para a noite de sexta-feira iniciou seus estudos de violino aos quatro anos, em João Pessoa (PB), sob orientação do professor Ademar Rocha. Graduou-se no Conservatório Brasileiro de Música em 2007 tento como tutores os professores Marcello Guerschfeld (RS), Patinka Kopec (NY-EUA) e Shmuel Ashkenasi (Chicago-EUA). Em 2014, obteve o título de Mestre em Música pela Escola de Música da UFRJ, sob orientação do professor André Cardoso.

Além da formação consistente e habilidade incrível, Gabriela foi vencedora de diversos concursos no Brasil, entre eles o “Jovens Instrumentistas do Brasil” (Piracicaba/SP, 2001), o “Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia” (2003 e 2006), o “Furnas Geração Musical” (Rio de Janeiro, 2006) e o “Concurso Nelson Freire” (Rio de Janeiro, 2010). Participou, ainda, de muitos festivais, cursos nacionais e internacionais, entre os quais destacam-se o “Margess International” (Zuoz, Suíça/2005) e o “Keshet Eilon Violin Mastercourse” (Israel/2010 e 2013), quando pôde participar de masterclasses com renomados violinistas como Chaim Taub, Ida Handel, Ivry Gitlis, Shlomo Mintz, Hagai Shaham, Vadim Gluzman e Gilles Apap, entre outros. Em 2011, participou de uma masterclass com o violinista israelense Pinchas Zukerman, em São Paulo.

Gabriela apresenta-se com frequência como solista em todo o Brasil e no exterior, tendo atuado junto à Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, Orquestra Sinfônica de Sergipe, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica Nacional do Paraguai, entre outras. Como camerista, tem participado de apresentações ao lado de renomados músicos, entre eles Shmuel Ashkenasi, Ori Kam, Gilad Karni e Alex Klein. Foi violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira entre 2003 e 2010 e, em 2011, integrou a Young Euro Orchestra.

Próximos concertos do Ciclo Beethoven:
12 de julho de 2015 – Sinfonia nº 9
25 de setembro de 2015 – Sinfonias nº 2 e nº 4

Veja a temporada 2015 completa do Sesi-ES Cultura.

Sesi-ES Música Clássica apresenta: Ciclo Beethoven – Sinfonias nº 5 e nº 7 e Dvorak

Musicista convidada: Gabriela Queiroz
Data: 19 de junho de 2015– sexta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesi-ES (Rua Tupinambás, 240, Jardim da Penha, Vitória, ES)
Ingressos: R$ 1,00 e R$ 2,00
Vendas: Das 9h às 18h – na Central de Atendimento do Sesi de Jardim da Penha. No dia do evento, a bilheteria estará aberta a partir das 18h
Informações: (27) 3334-7300
Realização: Sesi-ES Cultura

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

22 de junho de 2026
Comitiva da FINDES participa de debate com presidenciáveis em Brasília
19 de junho de 2026
Semana da Integridade da FINDES destaca impacto das atitudes na reputação profissional
18 de junho de 2026
Parceria entre FINDES e Nova ES vai atrair empresas para o Estado