Day1 mostra a grande virada para o sucesso

Evento realizado em São Paulo foi transmitido ao vivo no auditório da Findes

O auditório do Edifício Findes serviu de palco para a 10ª edição do Day1 2017, evento que apresentou grandes nomes do empreendedorismo com o objetivo de compartilharem suas histórias e inspirarem outros com seus aprendizados. Trazido ao Estado pelo Cindes Jovem, Instituto Líderes do Amanhã e Espírito Santo em Ação, o evento é uma realização da Endeavor e do Sebrae e foi transmitido ao vivo direto de São Paulo.

Mais de 55 mil pessoas conectadas assistiram às palestras de empreendedores de diversos ramos de atividade que, apesar dos muitos percalços, conseguiram desenvolver negócios de sucesso que estão entre os líderes de mercado no Brasil.

Na Federação das Indústrias, a abertura do evento contou com a presença do vice-presidente do Cindes Jovem, Renzo Colnago, e do diretor de Projetos do Líderes do Amanhã, Rafael Otaiano, que destacou a importância do autoconhecimento no processo de liderança. “Quantas vezes esperamos pelo outro, mas deixamos de olhar para dentro. Como líder, é preciso também estar por trás, estimulando cada um a alcançar o máximo de seu potencial”, disse.

Primeiro palestrante do Day1, o pianista e maestro de renome internacional João Carlos Martins emocionou a plateia ao contar os obstáculos de sua trajetória. João Carlos Martins precisou se reinventar depois de um acidente e de uma grave doença. Após superar os enormes desafios de suas limitações físicas, hoje é o idealizador da Bachiana Filarmônica Sesi-São Paulo, a maior orquestra da iniciativa privada do Brasil. Ele destacou que a humildade é uma das principais características de um líder e que os maiores aprendizados vêm das derrotas. “Quero inspirar aqueles que sonham grande e que levantam todos os dias para construir e realizar, dizendo que antes eu corria atrás dos sonhos e hoje são os sonhos que correm atrás de mim”, disse.

Uma história de humildade, resiliência e muita dedicação. Foi o que mostrou o casal Carlos e Noeli Bazzanella, da Doce D’oce, do Paraná. Falidos, endividados com agiotas e com poucos recursos, eles começaram a fazer doces e pães em casa. O negócio cresceu e eles foram aprimorando as técnicas e buscando capacitação. A persistência e o foco em crescer fez com que a empresa hoje fosse reconhecida. Noeli destacou que é preciso começar pequeno, mas sonhar grande desde o primeiro dia. “Ser empreendedor, além da resiliência e da determinação, é trabalhar muito. Nada acontece por acaso”, pontuou.

Outra profissional de destaque no evento foi a chef Paola Carosella, empreendedora e executiva que narrou sua virada profissional aos 40 anos de idade. Ela teve que tomar uma decisão que mudaria sua vida na época em que era dona de um negócio quase falido, com dívidas se acumulando e uma filha pequena para criar. Paola pegou um empréstimo de R$ 2 milhões para comprar sua parte no restaurante Arturito, em São Paulo, e então tomar as rédeas do negócio. Foi preciso não só cozinhar, mas aprender a cuidar de toda a gestão do restaurante. Contando sua história com amor, Paola emocionou a todos falando de seus sonhos e também de como abriu o café La Guapa, com empanadas artesanais.

Quem igualmente compartilhou durante o evento a sua bem-sucedida trajetória empreendedora foi Luiz Seabra, da Natura, uma das maiores e mais conhecidas indústrias brasileiras. Seabra voltou no tempo, quando o negócio nasceu, em uma antiga borracharia na Rua Oscar Freire, em São Paulo. O sucesso combinou a paixão pelo conhecimento com o compromisso com as relações humanas. Como forma de incentivo para todos os empreendedores, Luiz Seabra destacou: “ O impossível é apenas o começo de todas as possibilidades”, disse.

O Day1 2017 contou ainda com as participações de Pedro Lima (Grupo 3 Corações), José Renato Hopft (GetNet / 4all) e do empreendedor Caio Bonatto (Tecverde).

O que é Day1?

Promovido anualmente, o Day1 mostra a história real e sem edições de empreendedores e empreendedoras que já enfrentaram obstáculos e burocracias para construir o seu negócio. As palestras são on-line e gratuitas e são contadas pelos próprios empreendedores, revelando seu grande ponto de virada, que é diferente para cada um, chamada de Day1.

Por Evelyn Trindade

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

29 de abril de 2024
Informe Estratégico – Alteração no cronograma de implantação do Domicílio Eletrônico Trabalhista
26 de abril de 2024
Informe Estratégico – Novas Portarias sobre exames toxicológicos a motoristas empregados
26 de abril de 2024
Multinacional de petróleo e gás vai apresentar os investimentos que fará no ES