O Espírito Santo terá cinco alunos concorrendo a uma chance de se tornar Top 1 da ocupação e ir direto para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, participar da WorldSkills. Os vencedores da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento (OC), realizada de 26 a 29, no Senai Vitória, foram: Igor dos Anjos, em Web Designer; Daniel Braga da Silva, em Soluções em Software; Gabriel Arreco, Instalações Prediais; Erick Lunz, Eletricidade Industrial; Wesley Moreira, Soldagem.
O aluno Gabriel Arreco, primeiro lugar na disputa em Eletricidade Industrial, afirmou que o mais importante foi o conhecimento adquirido na preparação. “Em primeiro lugar vem a minha superação. Eu aprendi técnicas além do curso, as quais me ajudaram a desenvolver mais minhas habilidades”, disse.
Para o docente Danylo de Barros Lobão, o que torna um aluno campeão é o quanto ele se dedica. “O treinamento é essencial. Sem o treinamento não se alcança o objetivo. O aluno que participa de uma olimpíada, pelas horas de dedicação e treinamento, adquire um conhecimento totalmente diferenciado daquele de um aluno que faz o curso normal”, disse.
De acordo com a gerente da Divisão de Educação Profissional do Senai, Zilka Teixeira, a Olimpíada do Conhecimento destaca a principal característica do Senai que é aliar o ensino à pratica. “ É uma oportunidade de grande relevância para docentes e alunos. O Senai historicamente tem enfocado suas metodologias de ensino no ‘aprender a fazer fazendo’. Por isso, a Olimpíada do Conhecimento é muito importante, além de ser uma vitrine para apresentação das atividades práticas que nossos alunos aprendem nos cursos”, disse.
Agora, os estudantes passam a se preparar cerca de oito horas por dia para as seletivas do campeonato mundial.
Por Evelyn Trindade