Aprender inglês pelas redes sociais e outras ferramentas digitais, tendo contato direto com professores dos EUA. Esta é, basicamente, a proposta do Programa Conexão Mundo – Intercâmbio de Idiomas, parceria entre Sesi/Senai Nacional e a ONG (organização não governamental) US Brazil Connect, com apoio nacional do jornal O Globo. No Espírito Santo, foram 210 alunos do Sesi classificados para a 2ª etapa do Programa, que contará com a presença dos tutores norte-americanos – todos eles voluntários e na maioria jovens – durante um mês, entre os dias 30 de junho e 25 de julho. Os alunos, que fizeram aulas totalmente interativas através do Facebook, Google Hangouts e livro digital específico, poderão pôr em prática o aprendizado. Os alunos participantes têm entre 14 e 17 anos, em média.
Na próxima segunda-feira, dia 30 de junho, serão realizadas simultaneamente as cerimônias de abertura da 2ª etapa do Programa em Vitória (Unidade do Sesi de Jardim da Penha) e Linhares (Unidade do Sesi do município), entre 8h e meio-dia, com apresentações culturais dos alunos, que finalmente poderão conhecer seus tutores norte-americanos e interagir com eles durante um mês, incluindo visitas técnicas às demais unidades do Sesi da Grande Vitória e outros municípios, e também a locais como Museu da Vale (Museu Ferroviário) e Parque Pedra da Cebola.
Experiência positiva para alunos e professores
“Meus alunos sempre aprenderam inglês na sala de aula normalmente, mas não entendiam muito bem qual o significado de aprender na sala de aula e a aplicação no seu dia-a-dia. Por mais que tenha a linguagem do cotidiano deles em inglês, eles não conseguiam associar uma coisa à outra”, relata a professora do Sesi-ES, Marinalva Bittencourt . “Agora a gente já percebe que eles querem saber o que é o que. Eles gravam a conversa deles em inglês e trazem para eu ouvir e dizer se está correto. E com o Google Hangouts eles trabalham muito a oralidade com os tutores norte-americanos. A aula de inglês na escola está sendo outra, a evolução é fantástica com essas ferramentas interativas”, completa a docente.
“O Conexão Mundo está sendo uma experiência única. Nunca pensei que eu ia conseguir essa oportunidade, nem pensava pela minha cabeça que eu ia passar para o Programa”, confirma a aluna Anairys Moreira Amaral. “E só de poder conhecer pessoas de outro país é muito gratificante. A equipe tem apoiado muito, os tutores americanos sempre auxiliando e tendo paciência. Está sendo muito bom. Fiquei feliz pelo Sesi dar essa oportunidade para os alunos”, destaca.
“O Conexão Mundo é algo muito diferente, que eu não esperava, veio de surpresa. É uma experiência sensacional, independente de você ter muito tempo ou não, pois quando você se empenha as coisas acabam se tornando mais fáceis e é muito legal, mesmo!”, reforça o aluno João Vitor Libardi. “Não tem mistério: se você se empenhar, você vai bem. Os professores americanos estão sempre do seu lado apoiando em tudo o que a gente precisa”
O Programa no ES
“O Programa Conexão Mundo tem como objetivo elevar o nível de proficiência da língua Inglesa dos alunos do Ensino Médio regular EBEP – Educação Básica Articulada com Educação Profissional de Sesi/Senai, visando sua melhor inserção no mundo do trabalho”, explica a superintendente do Sesi-ES, Solange Siqueira. O Programa piloto foi implementado nos anos de 2012 e 2013 em outros Diretórios Regionais (DRs) de Sesi/Senai, e em 2014 o DR/ES aderiu ao mesmo.
“O Conexão Mundo não ensina apenas um idioma, ele mostra para esses jovens que é possível ter um futuro profissional que vai muito além do que eles imaginavam, qualificando-os para o mercado de trabalho”, destaca o diretor-adjunto de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sérgio Moreira. Para participar do Conexão Mundo, é preciso estar matriculado em escolas do SESI ou do SENAI que integram o programa ou, ainda, de escolas parceiras do SENAI. Além disso, os alunos interessados fazem uma prova para avaliar os conhecimentos de fala, leitura, audição e escrita de inglês.
A seleção dos alunos para a 2ª etapa no Espírito Santo aconteceu por meio de testes online realizados em abril, cujo objetivo foi avaliar o nível de proficiência no idioma inglês. De abril até o final de junho, as aulas acontecem na modalidade à distância com a participação de tutores americanos voluntários. A interação é por meio de conversas online e atividades propostas no Facebook, Hangouts (aplicativo de mensagens instantâneas tablets e smartphones) e no livro digital Top Notch (material próprio do Programa).
Ao final do Programa será feita a seleção, em todo o Brasil, de alguns alunos do para a etapa de imersão nos EUA, de aproximadamente duas semanas em janeiro de 2015, com todas as despesas pagas pelo Sesi-DN (Diretório Nacional). Esta etapa não constitui parte do Programa, mas apenas uma premiação para os alunos que obtiverem o melhor desempenho conforme critérios eliminatórios de seleção.
Saiba mais sobre o Programa Conexão Mundo: