“Hoje eu posso dizer: sou um eletricista”, comemorou o aluno Joilson Bento, durante discurso de formatura das cinco primeiras turmas dos cursos de qualificação profissional ofertados pelo Senai-ES nos bairros abrangidos pelo programa Ocupação Social. Em evento realizado no dia 13 de julho, na EEEFM Teotônio Brandão Vilela, mais de 70 moradores do bairro Nova Rosa da Penha, em Cariacica, receberam os certificados de conclusão de curso nas modalidades de eletricista instalador predial, operador de computador e padeiro.
As aulas foram realizadas, nos últimos três meses, em espaços cedidos pela comunidade. Além da escola onde houve o evento, com as aulas de elétrica, as atividades ainda aconteceram na Associação O Bom Samaritano do Brasil, que recebeu as turmas de padeiro, e na Unidade Móvel do Senai-ES, que estacionou em frente à EEEFM Zaíra Manhães de Andrade, para as aulas de informática.
Joilson Bento foi o orador da primeira formatura do projeto Ocupação Social
“Graças à comunidade, nós conseguimos trazer os cursos do Senai até o bairro. Sem esse envolvimento direto dos moradores não seria possível garantir novas oportunidades a quem mais precisa. O Ocupação Social atua com o objetivo principal de reduzir a vulnerabilidade juvenil à violência. Estamos nos bairros que concentram os crimes contra a vida, e vamos atuar na prevenção e na garantia de novos caminhos”, salientou a secretária de Estado de Ações Estratégicas, Gabriela Lacerda.
Parceria
Nova Rosa da Penha foi o primeiro bairro a receber os cursos do Senai-ES. “Temos orgulho de ter começado o projeto aqui. E agora seguimos com a parceria, levando mais oportunidades aos outros bairros do Programa Ocupação Social”, contou a gerente de Educação Profissional do Senai-ES, Zilka Teixeira.
Ao todo, o Senai-ES disponibilizou 440 vagas em cursos de qualificação profissional, sendo que 80 delas já tiveram suas inscrições encerradas e atenderão aos moradores do bairro São Torquato, em Vila Velha.
Entre os dias 23 e 28 de julho serão abertas inscrições para novos cursos, destinados aos bairros Jardim Carapina, Central Carapina e Novo Horizonte, localizados no município da Serra. As 80 vagas restantes serão oferecidas ao bairro Feu Rosa, com inscrições abertas de 20 a 25 de agosto.
As informações sobre os pré-requisitos e os critérios de seleção estão disponíveis para consulta no endereço eletrônico: www.senai-es.org.br .
As vagas são gratuitas e destinadas a pessoas de baixa renda, moradoras do município e com idade mínima de 16 anos. Cada curso terá aulas de segunda a sexta, com carga horária que varia de 160 horas a 300 horas/aula.
Por Breno Arêas com informações da Secretaria de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas