14/07/2016 – Consuma discute cobrança pelo uso da água

Empresários industriais do Espírito Santo debateram na última quarta-feira (13), o gerenciamento de recursos hídricos e a cobrança pelo uso da água no Estado. Organizado pelo Conselho Temático de Meio Ambiente (Consuma) da Findes, o evento contou com a participação da coordenadora de Meio Ambiente da Federação do Estado de São Paulo (Fiesp), Zeila Piotto.

Para o presidente da Consuma, Wilmar Barbosa, o grande desafio em relação aos recursos hídricos é criar regras claras para o uso da água, além de discutir e apresentar propostas que contemplem ações de desenvolvimento com o uso racional. “De maneira alguma a indústria é contrária às cobranças; apenas, queremos regras bem definidas, assim como o plano de bacia bem fundamentado. Precisamos visualizar o hoje e também considerar como seria a utilização da água no futuro”, afirmou.

Palestra

A palestra “Cobrança pelo uso de recursos hídricos: panorama nacional e reflexos no Espírito Santo”, ministrada por Zeila Piotto, destacou os casos dos estados onde a cobrança já foi implementada, como em Goiás. Além disso, ela abordou a legislação vigente em São Paulo e a atuação da Fiesp, que defende a bandeira de um limite máximo para a cobrança no Estado. “É fundamental realizar estudos técnicos para um processo racional de cobrança pelo uso dos recursos hídricos”, disse. A coordenadora de Meio Ambiente da Fiesp defendeu também a necessidade de um Plano Estadual de Recursos Hídricos para definir a formação de planos de bacias e nortear todas as decisões necessárias.

Por Evelyn Trindade

Conteúdos Relacionados

Leave a Reply

Conteúdos Recentes

22 de junho de 2026
Comitiva da FINDES participa de debate com presidenciáveis em Brasília
19 de junho de 2026
Semana da Integridade da FINDES destaca impacto das atitudes na reputação profissional
18 de junho de 2026
Parceria entre FINDES e Nova ES vai atrair empresas para o Estado