As equipes do Senai-ES conquistaram medalhas e troféu na 9ª edição da Olimpíada do Conhecimento, em Brasília. Foram quatro dias de evento e de provas desafiadoras para os alunos que não desanimaram e batalharam até o final. Confira os alunos vencedores:
Categoria: Construção e Edificações
Desafio por equipes
CASA POPULAR INTELIGENTE
O desafio dos estudantes foi construir uma residência com baixo impacto ambiental. Eles tiveram três dias para executar o projeto de moradia para um casal em um terreno de 40m². O trabalho deveria contemplar aspectos como conforto, acessibilidade, reaproveitamento e redução do consumo de água e geração de energia elétrica com possibilidade de venda do excedente para a concessionária. Além disso, os custos com a construção não podiam ultrapassar R$ 50 mil.
2º lugar: Amanda de Jesus Rodrigues, Beatriz Klipel Farias, Breno Buzim Lopes, Bruno Pereira Rocha, Fabrício Santos Gonzaga, Iure Ferreira Catrinque, Patrick Kennedy Ribeiro Soares, Rafael Ribeiro Barbosa
Unidade: Senai Vila Velha
Desafio Individual
MARCENARIA
Em uma hora e 20 minutos, os competidores tiveram de fabricar um rack para uma tevê de até 50 polegadas. Além da velocidade, foram considerados na avaliação a execução do produto conforme o projeto, a não geração de resíduos, o alinhamento de todas as partes do móvel e não ter qualquer danificação do material.
2º lugar: Patrick Soares (ES)
CONSTRUÇÃO EM ALVENARIA
O desafio era construir uma churrasqueira com tijolo ecológico. Além da velocidade, os avaliadores consideraram a execução da obra conforme o projeto e o acabamento.
3º lugar: Rafael Ribeiro Barbosa (ES)
HIDRÁULICA
O desafio consistia em montar, em uma hora, sistema de água de banheiro, em que o chuveiro precisava funcionar sem qualquer vazamento. Entre os critérios de avaliação, estavam a velocidade e a execução conforme o projeto.
2º lugar: Breno Lopes (ES)
Categoria: Tecnologias de manufaturas e engenharias
Desafio individual:
USINAGEM CNC
Os competidores tiveram uma hora para programar e simular a fabricação de uma peça com base no projeto solicitado pelos organizadores da prova. Eles usaram um software simulador de uma máquina CNC (comando numérico computadorizado), para fabricar peças de forma automática.
3º lugar: Rodrigo Alves Magalhães (ES)
Avaliação Prática do Estudante (Saep)
Técnico em Logística
3º lugar: Igor Gregório Prati (ES)
Categoria Pessoas Com Deficiência (PCD)
Costureiro Industrial
2º lugar – Marinete Martinelle (ES)
Escola Sesi Senai do Futuro
Grand Prix Senai de Inovação
Equipes multidisciplinares formadas por alunos do Sesi e Senai receberam o desafio de desenvolver soluções inovadoras para problemas da indústria e da sociedade brasileira. As melhores ideias foram apresentadas para um grupo de avaliação.
2º lugar – Eliena Cazotto, Saori Eto, Elnathan Souza e João Vitor Suprani
Festival Sesi de Robótica FLL
O evento é apenas demonstrativo e não classifica para outras competições de robótica. A ideia é mostrar para os visitantes como a robótica pode facilitar o aprendizado em sala de aula de disciplinas como matemática, química e física.
O Sesi-ES foi representado pela equipe “Guardiões”, formada pelos alunos da unidade Porto de Santana: Bianca Maas Oliveira, Lavínia Grigoleto de Siqueira, Rafaela Aguiar Rocha, Érik Lucas Ribeiro de Souza, Igor Silva Campos e Lucas Gomes do Rosário, além dos instrutores Irezê Schmidel do Nascimento e Iara Ferreira Coimbra Braz.
Confira o resultado completo aqui