Para a principal disputa da Olimpíada do Conhecimento, o desafio por equipes, os alunos foram desafiados a apresentar soluções e produtos para empresas e para comunidade em geral. Os desafios envolveram conceitos modernos, como mobilidade urbana, interatividade, economia criativa e sustentabilidade. Foram três dias para execução da tarefa, com duração de no máximo 20 horas, que terminou no início da tarde deste domingo (13). O Senai-ES compete com dois projetos: Casa Conceito Inteligente e Carro Conceito Compartilhável. Os alunos fizeram bonito nas apresentações e, agora, aguardam o resultado das avaliações.
Os oito alunos do Senai Vila Velha, integrantes do projeto ‘Casa Conceito Inteligente’, apostaram em recursos que facilitam o uso por deficientes físicos, como armários que se movem e deixam os produtos na altura do cadeirante. Além disso, usaram materiais e tecnologias para manter a casa mais fresca por dentro, como telha PVC com tecnologia italiana, e venezianas externas que impedem a luz solar penetrarem nos vidros das janelas e aquecerem o ambiente. Os alunos também pensaram no reaproveitamento de água, e construíram um sistema de coleta de água da chuva e reaproveitamento da água da máquina de lavar roupa.
Para a aluna Amanda de Jesus Rodrigues, integrante do projeto, a montagem final superou as expectativas. “Foram mais de oito horas por dia de montagem, muito cansativo, mas hoje vejo que valeu a pena. Concluímos tudo que planejamos, a equipe trabalhou junta e contamos com as orientações dos nossos instrutores. Estar aqui é uma experiência única, diferente de tudo que aprendemos em sala de aula. Estou confiante na medalha de ouro”, contou.
Já a equipe do Senai Aracruz, competidora do projeto ‘Carro Popular Compartilhável’, foi a última a colocar o carro na pista. Os alunos levaram em consideração alguns quesitos como segurança, sistema de sinalização, dimensão reduzida, sistema de compartilhamento, zero emissão de poluentes e pouco ruído.
“O nosso objetivo principal era concluir a montagem do carro, e nós conseguimos. Infelizmente não atingimos a meta da perfeição. Tivemos alguns erros, mas acredito que já somos vitoriosos. Durante a montagem, trabalhamos sério, nos dedicamos, mas sempre de maneira descontraída. Estamos aqui para aprender e aprimorar nosso conhecimento. Isso, nós conseguimos”, disse Rodrigo Alves, integrante da equipe “Prime”, do projeto ‘Carro Popular Compartilhável’.
Os vencedores da 9ª edição da Olimpíada do Conhecimento serão anunciados às 19h, em Brasília. Também serão premiados os competidores que obtiveram as melhores avaliações no Grand Prix de Inovação, no Desafio de Projetos Integradores e no Inova Senai, além do resultado do “Voto Popular”.
Por Natália Magalhães